Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas
Atividades são promovidas pelo IMA e municípios do Sertão para valorizar o bioma exclusivamente brasileiro

Celebrar a Caatinga é também reconhecer a força do Sertão. Com essa proposta, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) deu início, nesta quarta-feira (23), à Semana da Caatinga em Delmiro Gouveia. As atividades, promovidas em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, buscam conscientizar a população sobre a importância da preservação do único bioma exclusivamente brasileiro.
Durante a manhã, uma blitz ambiental com distribuição de mudas nativas marcou o início das ações. O gerente de Educação Ambiental do IMA, Ykson Emery, informou que a programação seguirá com diversas atividades, como palestras, trilhas ecológicas e mutirões de limpeza, em diferentes municípios do Sertão alagoano.
“Essa semana está cheia de ações práticas e educativas, aproximando a população do bioma e incentivando o cuidado com a Caatinga”, reforçou Emery.
Moradora do povoado Morro, a agricultora Maria Pedro Francisco aproveitou a ação para levar mudas para uma amiga. “Eu tenho uma amiga que está precisando muito dessas plantas. Eu agradeço a vocês por essa oportunidade”, declarou.
O secretário municipal adjunto de Meio Ambiente de Delmiro Gouveia, Epitácio Correia, também participou da ação e ressaltou o papel das Unidades de Conservação na proteção da Caatinga em Alagoas. “O município reconhece a importância dessas atividades, principalmente para que crianças, jovens e adolescentes compreendam o valor do nosso bioma”, afirmou.
Encerrando o primeiro dia de atividades, foi feito o plantio de mudas para contribuir com a arborização urbana e melhoria da sensação térmica no município. A iniciativa faz parte do Programa Alagoas Mais Verde, que já contabiliza quase dois milhões de mudas plantadas em todo o estado.
Como solicitar mudas pelo Alagoas Mais Verde
O programa Alagoas Mais Verde promove ações de reflorestamento, arborização urbana e recuperação de áreas degradadas em todos os municípios alagoanos. Interessados podem solicitar o plantio de mudas pelo Portal Ambiental IMA+ ou presencialmente, por meio de ofício entregue na sede do Instituto, localizada no bairro do Farol, em Maceió.
Entre as espécies disponíveis estão pau-brasil, ipês (amarelo, roxo, branco e rosa), aroeira, ingá, oitizeiro, canafístula, farinha seca e paineira rosa. Caso haja dúvidas sobre a escolha das espécies, técnicos do IMA orientam sobre as mais adequadas para cada área.
Últimas notícias

Secretaria da Primeira Infância realiza Maratoninha do Cria em União dos Palmares

Unidos por um coração: técnica de enfermagem vende rifa para custear cirurgia da filha
![[Vídeo] Surfista salva mulher de afogamento na Praia do Francês](https://img.7segundos.com.br/aDwHTpVf3bCeAF4PvwTuPc-oXl4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-24-at-160143.jpeg)
[Vídeo] Surfista salva mulher de afogamento na Praia do Francês

Mulher é retirada à força de casa e executada no município de Rio Largo

Policial de folga reage a assalto e atira em ladrão

Na primeira semana de atuação, FPI Alagoas alcança mais da metade dos pontos de interesse previstos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
