Operação em sucatas recupera quase 600kg de cabos de uso exclusivo da Equatorial em Arapiraca e Maceió
Toda a operação foi realizada em parceria com os órgãos competentes.
Uma operação denominada ‘Equi-Cobre’, desencadeada na manhã desta segunda-feira (28) apreendeu quase 600kg de cabos em dois estabelecimentos de vendas de sucata em Arapiraca e um em Maceió.
O material encontrado é de uso exclusivo da Equatorial para o serviço de distribuição de energia elétrica. Como resultado da operação, responsáveis pelas sucatarias foram conduzidos à delegacia para esclarecimentos e procedimentos cabíveis.
Em Arapiraca, a operação vistoriou quatro sucateiras e em duas, localizadas nos bairros Planalto e Caititus, foram encontrados cabos utilizados exclusivamente pela concessionária, no fornecimento de energia elétrica. Quase 300kg de cabos foram encontrados apenas em um dos locais. Já em Maceió, técnicos da distribuidora vistoriaram três estabelecimentos e em uma sucateira no Bairro Vergel do Lago foi encontrado aproximadamente 270kg de cabos.
Toda a operação foi realizada em parceria com os órgãos competentes.
Em Maceió, as ações contaram com o apoio da Guarda Municipal (CGM), a Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), da Secretaria de Urbanismo de Maceió e representantes das operadoras de telefonia Tim, Claro e Vivo.
Já em Arapiraca, as ações tiveram o apoio de autoridades policiais, por meio de equipe da ROCAM do 3º Batalhão de Polícia Militar, além da Delegacia Regional da Polícia Civil de Arapiraca. A ação contou também com o envolvimento da Secretaria de Defesa Social e da Superintendência Municipal de Fiscalização de Atividades Urbanas.
Equipes em locais da operação. Foto: Ascom/Equatorial
Fiscalização e comercialização
O furto de cabos e equipamentos da rede elétrica é configurado como crime e a comercialização dos materiais também. As operações estão sendo intensificadas com apoio dos órgãos de segurança pública e a Equatorial ressalta que essa prática impacta diretamente a sociedade, gerando interrupções no fornecimento de energia e atrasos em obras.
"O furto de cabos não é apenas um crime contra o patrimônio, ele ameaça vidas e compromete serviços vitais para a sociedade, incluindo hospitais, escolas, sistemas de telecomunicações e o abastecimento de água", afirma Johnathan Costa, Executivo de Segurança Empresarial do Grupo Equatorial.
"Somos imensamente gratos pelo apoio estratégico das Polícias Militar e Civil, que tem sido fundamental para o sucesso desta operação. A colaboração entre setor privado e segurança pública é crucial para enfrentar este desafio."
Canal de denúncia
As denúncias de furto de cabos ou ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento pelo número 0800 082 0196, ou pelo endereço: www.equatorialenergia.com.br na aba “Quero denunciar uma fraude”.
Últimas notícias
PF prossegue ações de segurança aeroportuária em Belém
Lira reage à violência e cobra leis mais duras: “Fuzil não é rotina”
Brasil é citado em ordem executiva de Trump que reduz tarifas
“Lula não se curvou”, diz presidente do PT após Trump reduzir tarifas
Deputada Estadual Gabi Gonçalves realizará a entrega do Comenda de Mérito Vera Arruda a oito mulheres empreendedoras
MPs de AL e BA desarticulam e denunciam organização que comandava maior tráfico de aves do país
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
