Operação em sucatas recupera quase 600kg de cabos de uso exclusivo da Equatorial em Arapiraca e Maceió
Toda a operação foi realizada em parceria com os órgãos competentes.
Uma operação denominada ‘Equi-Cobre’, desencadeada na manhã desta segunda-feira (28) apreendeu quase 600kg de cabos em dois estabelecimentos de vendas de sucata em Arapiraca e um em Maceió.
O material encontrado é de uso exclusivo da Equatorial para o serviço de distribuição de energia elétrica. Como resultado da operação, responsáveis pelas sucatarias foram conduzidos à delegacia para esclarecimentos e procedimentos cabíveis.
Em Arapiraca, a operação vistoriou quatro sucateiras e em duas, localizadas nos bairros Planalto e Caititus, foram encontrados cabos utilizados exclusivamente pela concessionária, no fornecimento de energia elétrica. Quase 300kg de cabos foram encontrados apenas em um dos locais. Já em Maceió, técnicos da distribuidora vistoriaram três estabelecimentos e em uma sucateira no Bairro Vergel do Lago foi encontrado aproximadamente 270kg de cabos.
Toda a operação foi realizada em parceria com os órgãos competentes.
Em Maceió, as ações contaram com o apoio da Guarda Municipal (CGM), a Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), da Secretaria de Urbanismo de Maceió e representantes das operadoras de telefonia Tim, Claro e Vivo.
Já em Arapiraca, as ações tiveram o apoio de autoridades policiais, por meio de equipe da ROCAM do 3º Batalhão de Polícia Militar, além da Delegacia Regional da Polícia Civil de Arapiraca. A ação contou também com o envolvimento da Secretaria de Defesa Social e da Superintendência Municipal de Fiscalização de Atividades Urbanas.
Equipes em locais da operação. Foto: Ascom/Equatorial
Fiscalização e comercialização
O furto de cabos e equipamentos da rede elétrica é configurado como crime e a comercialização dos materiais também. As operações estão sendo intensificadas com apoio dos órgãos de segurança pública e a Equatorial ressalta que essa prática impacta diretamente a sociedade, gerando interrupções no fornecimento de energia e atrasos em obras.
"O furto de cabos não é apenas um crime contra o patrimônio, ele ameaça vidas e compromete serviços vitais para a sociedade, incluindo hospitais, escolas, sistemas de telecomunicações e o abastecimento de água", afirma Johnathan Costa, Executivo de Segurança Empresarial do Grupo Equatorial.
"Somos imensamente gratos pelo apoio estratégico das Polícias Militar e Civil, que tem sido fundamental para o sucesso desta operação. A colaboração entre setor privado e segurança pública é crucial para enfrentar este desafio."
Canal de denúncia
As denúncias de furto de cabos ou ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento pelo número 0800 082 0196, ou pelo endereço: www.equatorialenergia.com.br na aba “Quero denunciar uma fraude”.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
