Hospital de Emergência do Agreste amplia debate sobre ética do cuidado na assistência
A iniciativa, que ocorreu na sala de reuniões da unidade

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, promoveu uma roda de conversa com o tema “Hospital: Desafios e Possibilidades na Ética do Cuidado”, voltada para coordenadores de setores da unidade. A iniciativa, que ocorreu na sala de reuniões da unidade, foi articulada pela diretora-geral do hospital, Bárbara Albuquerque, que propôs a ampliação do debate, após uma edição anterior com profissionais dos Serviços de Psicologia e de Assistência Social.
A atividade foi conduzida pela professora Fernanda Simião, mestre em Psicologia e docente da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O foco foi discutir o cotidiano dos serviços a partir da ética do cuidado, com ênfase na escuta, no respeito entre os setores e nas estratégias para melhorar o ambiente de trabalho.
“Esses espaços permitem que os profissionais reflitam sobre os processos de trabalho, os desafios da rotina e as formas de lidar com conflitos. É uma oportunidade de troca, de reconhecimento e de fortalecimento das relações entre as equipes”, destacou a professora Fernanda Simão.
A diretora Bárbara Albuquerque ressaltou que a preocupação da gestão vai além da assistência ao paciente. “Cuidar de quem cuida é essencial. Já havíamos promovido essa roda com equipes específicas e, diante da repercussão positiva, decidimos ampliar. Foi um momento de escuta, acolhimento e abertura do coração. Nosso compromisso é com os usuários do SUS, mas também com o bem-estar dos nossos servidores”, afirmou.
Responsável por articular a presença da facilitadora, o coordenador da Psicologia do HEA, Wagner Silva, reforçou a importância do momento. “A ideia é repensar práticas, ampliar o olhar sobre as relações de trabalho e promover saúde mental dentro do ambiente hospitalar. Isso impacta diretamente o clima organizacional e, por consequência, a qualidade da assistência”, disse.
Para a gerente de Enfermagem do HEA, Josilene Balbino, o encontro aproximou setores e fortaleceu vínculos. “Foi uma conversa franca, onde conseguimos entender melhor o papel de cada área. Muitos abriram o coração, falaram sobre os desafios e mostraram a preocupação real com o cuidado ao paciente. Precisamos de mais momentos assim”, destacou.
Últimas notícias

Ônibus bate em barranco e capota no Agreste pernambucano; 17 morreram

Explosões em fiação de poste assustam moradores no Centro de Maragogi

Líderes europeus reiteram apoio à Ucrânia após reunião

Lula lamenta mortos e feridos em acidente de ônibus em Pernambuco

Não ouse falar grosso com o Brasil, porque não vamos aceitar, diz Lula

Presidente do PSDB no Ceará anuncia filiação de Ciro Gomes ao partido
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
