Hospital de Emergência do Agreste recebe novos estagiários do Programa Preparando a Volta para Casa
O grupo é formado por oito estudantes universitários

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, iniciou nesta semana, as atividades dos novos estagiários do Programa Preparando a Volta para Casa. O grupo é formado por oito estudantes universitários das áreas de enfermagem, fisioterapia, psicologia e nutrição, selecionados por meio do primeiro edital público promovido pela unidade.
Coordenado pela psicóloga Mônica Leal, o programa tem como foco principal o treinamento de familiares de pacientes com sequelas graves, visando garantir melhores condições de cuidado após a alta hospitalar. Segundo a coordenadora, a seleção pública representa um avanço no processo formativo. “Os estudantes passaram por entrevistas, foram avaliados a partir do currículo e da motivação para contribuir com o projeto”, afirmou.
Ainda de acordo com Mônica Leal, o trabalho do Programa Preparando a Volta para Casa é voltado ao acompanhamento do paciente no retorno ao ambiente domiciliar. “O objetivo é oferecer suporte ao cuidado, reduzindo riscos de reinternação e óbito. Atuamos no hospital, mas com foco nas demandas que surgem fora dele”, explicou.
A enfermeira Ana Neri da Rocha, integrante da equipe, reforça a abordagem diferenciada do projeto. “Trabalhamos com a preparação de cuidadores e familiares, buscando garantir a continuidade da assistência no domicílio. A presença dos estagiários permite ampliar essa atuação e promover a integração entre diferentes áreas da saúde”, informou.
Vivência Prática
Para os estudantes, a experiência representa uma oportunidade de vivência prática com foco interdisciplinar. Saulo Rodrigo, aluno do 9º período de Psicologia da Faculdade Uninassau Arapiraca, destacou o interesse na proposta. “Tive interesse pela possibilidade de atuação conjunta com outras áreas. Aqui, teoria e prática se complementam”, enfatizou.
Kaylane Soares, estudante do 7º período de Enfermagem da Faculdade Uninassau Arapiraca, afirmou que já conhecia o Programa Preparando a Volta para Casa e decidiu participar pela relevância do trabalho desenvolvido. “As expectativas são positivas, principalmente por estarmos em contato com profissionais de diferentes áreas. Isso permite entender melhor a complexidade do cuidado ao paciente que está em processo de retorno para casa”, declarou Kaylane.
O estágio tem duração de seis meses. Durante o período, os estudantes acompanham as atividades de orientação aos cuidadores, participam de reuniões técnicas e vivenciam a rotina do hospital a partir da perspectiva do cuidado continuado. A equipe é composta por profissionais nas áreas de psicologia, fisioterapia, enfermagem, nutrição, serviço social e medicina.
Veja também
Últimas notícias

Justiça condena Nikolas por discurso transfóbico na Câmara

Dólar cai pela oitava vez seguida e fecha a R$ 5,63

Rede de proteção à criança e ao adolescente em Penedo ganha reforço com aplicativo Aprender a Proteger

Cursos gratuitos de tecnologia do Oxetech abrem inscrições para novas turmas em Penedo

Cibele Moura defende que universidades estaduais realizem vestibulares próprios

Governador assina acordo que permite emissão da Carteira de Identidade pelos cartórios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
