Ministério da Agricultura suspende venda de ração para equídeos da Nutratta após morte de cavalos
Investigação iniciada em 26 de maio registrou 122 mortes de equinos após ingestão de rações

O Ministério da Agricultura determinou o recolhimento, em todo o território nacional, de todos os produtos destinados à alimentação de equídeos fabricados pela empresa Nutratta Nutrição Animal, com sede em Itumbiara, Goiás. A Pasta determinou a retirada dos produtos com data de fabricação a partir de 21 de novembro de 2024.
A empresa está sob investigação, e a comercialização dos produtos foi suspensa por risco à saúde animal.
De acordo com o Ministério da Agricultura, uma investigação iniciada em 26 de maio registrou 122 mortes de equinos em diferentes municípios dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Alagoas, com relatos adicionais de 36 óbitos ainda não investigados. Em 100% dos casos analisados até o momento, os tutores informaram que os animais consumiram rações fabricadas pela Nutratta.
O ministério lembrou que seguindo o que está estabelecido na Lei do Autocontrole, é responsabilidade do fabricante a adoção imediata de medidas de autocorreção, incluindo o recolhimento dos lotes afetados.
“O ministério segue realizando ações de campo, incluindo necropsias, coletas de amostras e levantamentos nas propriedades com ocorrência dos casos, para identificar, de forma técnica, os fatores que possam estar relacionados aos óbitos”, disse a Pasta, em comunicado.
O Ministério da Agricultura reforçou que casos semelhantes aos que afetaram os cavalos podem ser comunicados no canal de denúncias na ouvidoria do ministério. “Para auxiliar nas investigações, é importante que as comunicações informem o local da ocorrência, número total de animais, número de animais afetados ou mortos e lote da ração envolvida”.
A reportagem entrou em contato com a Nutratta para saber o posicionamento da empresa sobre o caso, mas não obteve retorno até a publicação desta nota.
Veja também
Últimas notícias

"Não saímos de casa para apanhar": Presidente do Coren-AL repudia agressão a enfermeira em hospital de Girau do Ponciano

Polícia Civil avança na investigação da morte do adolescente Gabriel Lincoln em Palmeira dos Índios

Leonardo Dias cobra regulação de paciente durante visita a UPA

Alexandre Ayres destina R$ 100 mil ao FRATEA, em União, e reforça compromisso com o tratamento do autismo

Mulher perde controle de veículo e colide com muro de supermercado na Ponta Verde

Colisão entre dois carros na Via Expressa, em Maceió, faz duas vítimas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
