Projeto Clube da Saúde Infantil atende crianças matriculadas em escolas da Prefeitura de Penedo
Foco do projeto é detectar precocemente doenças como diabetes, hipertensão e obesidade.

A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta quinta-feira, 03, o projeto piloto Clube da Saúde Infantil na Escola Municipal Vereador José da Costa Mangabeira.
Com a colaboração da multinacional japonesa ALLM, a iniciativa inovadora vai atender 600 crianças com idades entre 7 e 12 anos, tendo como foco detectar precocemente doenças como diabetes, hipertensão e obesidade.
O Clube da Saúde Infantil utiliza tecnologia avançada, com a realização de exames rápidos e não invasivos no próprio ambiente escolar. Os equipamentos compactos proporcionam diagnósticos precisos com apenas uma gota de sangue, antecipando fatores de risco.

O projeto inédito no Brasil inclui ainda a realização de eletrocardiogramas, com equipamentos portáteis, e análises bioquímicas, assegurando um diagnóstico completo e imediato.
“Estamos iniciando o projeto Clube da Saúde Infantil na Escola Costa Mangabeira, onde a nossa equipe estará durante todo o mês de julho para realizar triagens e exames complementares nos estudantes de 7 a 12 anos, todos autorizados pelos pais a participar do projeto. Com a análise dos resultados, nós daremos o encaminhamento necessário para cada caso”, informa a enfermeira Dhayanna Oliveira, servidora da Secretaria de Saúde de Penedo que lidera a equipe responsável pelo projeto.
Após a realização dos exames, os resultados serão minuciosamente analisados por uma equipe médica composta por especialistas, incluindo pediatras e pneumologistas. As crianças que apresentarem predisposição a doenças serão encaminhadas para uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos, garantindo acompanhamento contínuo até a vida adulta.
O projeto será estendido para outras unidades da rede pública municipal de ensino, contemplando alunos e alunas das escolas Douglas Apratto, Irmã Jolenta, Wilton Lisboa Lucena e São João Batista, esta situada no povoado Prosperidade.

“Cada criança é vista em sua totalidade, não apenas como um número, mas como uma vida cheia de potencial, que merece carinho, respeito e cuidado. O Clube da Criança Feliz não é só um projeto, é um compromisso com o presente e com o futuro do nosso município. Investir na infância é garantir direitos, fortalecer famílias e construir uma base sólida para que essas crianças possam se desenvolver plenamente”, declarou a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.
Últimas notícias

Aulão interativo da Semed prepara estudantes para o Saeb em escolas municipais

STF cancela passaporte de Silas Malafaia e proíbe contato com Bolsonaro

Parceria entre Sebrae e prefeitura de Penedo impulsiona desenvolvimento de pequenos negócios com a Casa do Empreendedor

Junqueiro celebra legado de Tarcísio de Jesus com estátua e evento cultural

Lei garante que Maceió participe da mobilização nacional do Agosto Dourado em defesa da amamentação

PF cumpre mandado contra Silas Malafaia no Galeão por suspeita de obstrução de Justiça ligada à tentativa de golpe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
