Projeto Clube da Saúde Infantil atende crianças matriculadas em escolas da Prefeitura de Penedo
Foco do projeto é detectar precocemente doenças como diabetes, hipertensão e obesidade.

A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta quinta-feira, 03, o projeto piloto Clube da Saúde Infantil na Escola Municipal Vereador José da Costa Mangabeira.
Com a colaboração da multinacional japonesa ALLM, a iniciativa inovadora vai atender 600 crianças com idades entre 7 e 12 anos, tendo como foco detectar precocemente doenças como diabetes, hipertensão e obesidade.
O Clube da Saúde Infantil utiliza tecnologia avançada, com a realização de exames rápidos e não invasivos no próprio ambiente escolar. Os equipamentos compactos proporcionam diagnósticos precisos com apenas uma gota de sangue, antecipando fatores de risco.

O projeto inédito no Brasil inclui ainda a realização de eletrocardiogramas, com equipamentos portáteis, e análises bioquímicas, assegurando um diagnóstico completo e imediato.
“Estamos iniciando o projeto Clube da Saúde Infantil na Escola Costa Mangabeira, onde a nossa equipe estará durante todo o mês de julho para realizar triagens e exames complementares nos estudantes de 7 a 12 anos, todos autorizados pelos pais a participar do projeto. Com a análise dos resultados, nós daremos o encaminhamento necessário para cada caso”, informa a enfermeira Dhayanna Oliveira, servidora da Secretaria de Saúde de Penedo que lidera a equipe responsável pelo projeto.
Após a realização dos exames, os resultados serão minuciosamente analisados por uma equipe médica composta por especialistas, incluindo pediatras e pneumologistas. As crianças que apresentarem predisposição a doenças serão encaminhadas para uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos, garantindo acompanhamento contínuo até a vida adulta.
O projeto será estendido para outras unidades da rede pública municipal de ensino, contemplando alunos e alunas das escolas Douglas Apratto, Irmã Jolenta, Wilton Lisboa Lucena e São João Batista, esta situada no povoado Prosperidade.

“Cada criança é vista em sua totalidade, não apenas como um número, mas como uma vida cheia de potencial, que merece carinho, respeito e cuidado. O Clube da Criança Feliz não é só um projeto, é um compromisso com o presente e com o futuro do nosso município. Investir na infância é garantir direitos, fortalecer famílias e construir uma base sólida para que essas crianças possam se desenvolver plenamente”, declarou a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
