Projeto Clube da Saúde Infantil atende crianças matriculadas em escolas da Prefeitura de Penedo
Foco do projeto é detectar precocemente doenças como diabetes, hipertensão e obesidade.
A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta quinta-feira, 03, o projeto piloto Clube da Saúde Infantil na Escola Municipal Vereador José da Costa Mangabeira.
Com a colaboração da multinacional japonesa ALLM, a iniciativa inovadora vai atender 600 crianças com idades entre 7 e 12 anos, tendo como foco detectar precocemente doenças como diabetes, hipertensão e obesidade.
O Clube da Saúde Infantil utiliza tecnologia avançada, com a realização de exames rápidos e não invasivos no próprio ambiente escolar. Os equipamentos compactos proporcionam diagnósticos precisos com apenas uma gota de sangue, antecipando fatores de risco.

O projeto inédito no Brasil inclui ainda a realização de eletrocardiogramas, com equipamentos portáteis, e análises bioquímicas, assegurando um diagnóstico completo e imediato.
“Estamos iniciando o projeto Clube da Saúde Infantil na Escola Costa Mangabeira, onde a nossa equipe estará durante todo o mês de julho para realizar triagens e exames complementares nos estudantes de 7 a 12 anos, todos autorizados pelos pais a participar do projeto. Com a análise dos resultados, nós daremos o encaminhamento necessário para cada caso”, informa a enfermeira Dhayanna Oliveira, servidora da Secretaria de Saúde de Penedo que lidera a equipe responsável pelo projeto.
Após a realização dos exames, os resultados serão minuciosamente analisados por uma equipe médica composta por especialistas, incluindo pediatras e pneumologistas. As crianças que apresentarem predisposição a doenças serão encaminhadas para uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos, garantindo acompanhamento contínuo até a vida adulta.
O projeto será estendido para outras unidades da rede pública municipal de ensino, contemplando alunos e alunas das escolas Douglas Apratto, Irmã Jolenta, Wilton Lisboa Lucena e São João Batista, esta situada no povoado Prosperidade.

“Cada criança é vista em sua totalidade, não apenas como um número, mas como uma vida cheia de potencial, que merece carinho, respeito e cuidado. O Clube da Criança Feliz não é só um projeto, é um compromisso com o presente e com o futuro do nosso município. Investir na infância é garantir direitos, fortalecer famílias e construir uma base sólida para que essas crianças possam se desenvolver plenamente”, declarou a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
