Acidentes

Projeto Clube da Saúde Infantil atende crianças matriculadas em escolas da Prefeitura de Penedo

Foco do projeto é detectar precocemente doenças como diabetes, hipertensão e obesidade.

Por 7Segundos com Ascom/PMP 04/07/2025 16h04 - Atualizado em 04/07/2025 16h04
Projeto Clube da Saúde Infantil atende crianças matriculadas em escolas da Prefeitura de Penedo
O Clube da Saúde Infantil utiliza tecnologia avançada, com a realização de exames rápidos e não invasivos no próprio ambiente escolar - Foto: Mirelly Barbosa/Social Midia SMS

A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta quinta-feira, 03, o projeto piloto Clube da Saúde Infantil na Escola Municipal Vereador José da Costa Mangabeira.

Com a colaboração da multinacional japonesa ALLM, a iniciativa inovadora vai atender 600 crianças com idades entre 7 e 12 anos, tendo como foco detectar precocemente doenças como diabetes, hipertensão e obesidade.

O Clube da Saúde Infantil utiliza tecnologia avançada, com a realização de exames rápidos e não invasivos no próprio ambiente escolar. Os equipamentos compactos proporcionam diagnósticos precisos com apenas uma gota de sangue, antecipando fatores de risco.

O projeto inédito no Brasil inclui ainda a realização de eletrocardiogramas, com equipamentos portáteis, e análises bioquímicas, assegurando um diagnóstico completo e imediato.

“Estamos iniciando o projeto Clube da Saúde Infantil na Escola Costa Mangabeira, onde a nossa equipe estará durante todo o mês de julho para realizar triagens e exames complementares nos estudantes de 7 a 12 anos, todos autorizados pelos pais a participar do projeto. Com a análise dos resultados, nós daremos o encaminhamento necessário para cada caso”, informa a enfermeira Dhayanna Oliveira, servidora da Secretaria de Saúde de Penedo que lidera a equipe responsável pelo projeto.

Após a realização dos exames, os resultados serão minuciosamente analisados por uma equipe médica composta por especialistas, incluindo pediatras e pneumologistas. As crianças que apresentarem predisposição a doenças serão encaminhadas para uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos, garantindo acompanhamento contínuo até a vida adulta.

O projeto será estendido para outras unidades da rede pública municipal de ensino, contemplando alunos e alunas das escolas Douglas Apratto, Irmã Jolenta, Wilton Lisboa Lucena e São João Batista, esta situada no povoado Prosperidade.

“Cada criança é vista em sua totalidade, não apenas como um número, mas como uma vida cheia de potencial, que merece carinho, respeito e cuidado. O Clube da Criança Feliz não é só um projeto, é um compromisso com o presente e com o futuro do nosso município. Investir na infância é garantir direitos, fortalecer famílias e construir uma base sólida para que essas crianças possam se desenvolver plenamente”, declarou a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.