Tarifa de Trump contra o Brasil faz parte de estratégia global da extrema direita, diz especialista
Republicano enviou carta a Lula em que anuncia a aplicação de tarifas de importação e cita ações no STF sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro e sobre as big techs

Na carta enviada a Lula anunciando tarifas de 50% a produtos brasileiros, o presidente Donald Trump atacou ações no STF sobre Jair Bolsonaro e as empresas de redes sociais, as chamadas big techs.
O movimento de Trump faz parte de uma estratégia global de fortalecimento da extrema direita, segundo avaliação de Guilherme Casarões, professor da FGV-SP. Pesquisador do Observatório da Extrema Direita, Casarões explica que essa estratégia é um movimento que vem desde o primeiro mandato do republicano e que ganha força agora. Ouça, no player acima, a partir de 28:57.
"Desde a primeira passagem do Trump pela Casa Branca já se falava na construção de uma espécie de frente internacional da extrema direita, que o Steve Bannon, que foi um estrategista importante do Trump na primeira passagem pela Casa Branca, chamava de internacional conservadora ou internacional nacionalista", diz o cientista político em entrevista a Julia Duailibi no podcast O Assunto.
"A ideia de usar o peso político da maior potência econômica e política do mundo para garantir a eleição de aliados de extrema direita em vários outros lugares do mundo não é exatamente nova", relembra.
Isso, segundo Casarões, pressupõe a ideia de que os Estados Unidos cumprirão seus interesses políticos e ideológicos caso consigam eleger uma série de aliados ao redor do mundo.
"Mas existe uma outra dimensão, que é a dimensão da chamada liberdade de expressão. A gente não pode esquecer que um dos temas aglutinadores da extrema direita nesses últimos anos tem sido a defesa de um tipo muito particular de liberdade de expressão, que diz respeito à maneira como a Constituição americana interpreta liberdade de expressão e que fala de uma liberdade incondicional e restrita."
Segundo Casarões, essa liberdade não é compatível com a maioria das legislações nacionais existentes no mundo, mas é de interesse de grandes empresas de tecnologia, detentoras de plataformas de redes sociais.
Nesse contexto, Trump tem apoiado campanhas contra a regulamentação das redes sociais em países que a buscam, como o Brasil e a Austrália.
Ouça a íntegra do episódio aqui.
Últimas notícias

Arapiraca promove mutirão com mais de 400 vagas de emprego nesta segunda (4)

Corpo de homem é encontrado enrolado em saco plástico em Marechal Deodoro

Chuva interrompe abastecimento de água em Jundiá neste sábado (2)

Ônibus com torcedores do Bahia tomba na BR-101 a caminho de jogo contra o Sport

Caso Kelly Kethelym: suspeita de envolvimento na morte de adolescente é presa no Sertão

Sindicatos denunciam caos no Hospital Veredas e convocam greve a partir desta segunda (4)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
