Política

Alfredo Gaspar deixará o União Brasil se o partido firmar aliança com Lula

Membro da bancada da oposição, Gaspar defende que seu partido abra mão dos espaços no governo e não apoie Lula em 2026

Por Felipe Ferreira 18/07/2025 12h12
Alfredo Gaspar deixará o União Brasil se o partido firmar aliança com Lula
Alfredo Gaspar faz oposição ao presidente Lula - Foto: Reprodução / Montagem 7Segundos

O deputado federal Alfredo Gaspar confirmou a possibilidade de deixar o União Brasil e se filiar ao partido Novo em uma eventual falta de entendimento com os rumos adotados pela legenda para as eleições de 2026.

Há, internamente, uma grande discussão no partido sobre apoio ao presidente Lula (PT) nas eleições do próximo ano, ou a saída, desde já, da Esplanada dos Ministérios, a fim de construir uma candidatura própria ou até mesmo apoiar um nome de consenso da direita.

Ao jornalista Wadson Regis, Gaspar disse que tem afinidade com o Novo no Congresso e que esse deve ser seu rumo em um eventual apoio do União Brasil ao Lula.

“Se for para marchar com Lula e a esquerda, aí não ficarei [no União Brasil] e o Novo é a primeira opção porque me dou muito bem com a turma na Câmara e votamos afinados por lá”, disse.

Além da indefinição sobre o apoio para a eleição presidencial do próximo ano, Alfredo Gaspar espera conseguir a presidência estadual do União Brasil.

“Eu tenho compromisso firmado com o União Brasil, inclusive para ser o presidente estadual, mas com o encaminhamento de federação com o Progressistas e o deputado Arthur Lira não sendo o presidente neste primeiro momento e com os novos encaminhamentos do partido, não está claro como serão as alianças”, revelou o parlamentar.

Sobre uma possível candidatura ao Senado, o deputado disse que analisa o cenário, mas disse que o projeto é a reeleição na Câmara Federal.

“O projeto é buscar a reeleição. Tenho feito um mandato dentro daquilo que me propus e o reconhecimento está levando pessoas e um grupo a construir essa possibilidade do Senado, mas está cedo, ainda, para ter certeza do que vai acontecer. O projeto é a reeleição e seguir com o propósito, mas a candidatura ao Senado está sendo avaliada”, afirmou.