[Vídeo] Mãe pede doação de cama hospitalar enquanto luta na justiça por atendimento home care para o filho
Marcelo Vitor tem 16 anos e sofreu uma paralisia cerebral quando criança
Familiares do jovem Marcelo Vitor dos Santos Silva, 16 anos de idade, morador do Residencial Vale do Perucaba, no bairro Olho D´água dos Cazuzinhas, em Arapiraca, estão precisando de ajuda para poderem dar suporte e oferecer um melhor conforto ao rapaz, que é acamado.
Dona Claudinete dos Santos, mãe do Vitor, contou que o filho teve paralisia cerebral quando era criança e passou também a sofrer com crises epilépticas desde pequeno, necessitando do uso de medicamentos para evitar as crises.
Em maio deste ano, Vitor desenvolveu um quadro de pneumonia e precisou ser internado por quase dois meses, necessitando, inclusive, fazer uma traqueostomia.
Recentemente, a família divulgou nas redes sociais um apelo para conseguir a doação de um respirador para Vitor. A mãe do rapaz informou que uma pessoa se comprometeu em doar o equipamento, o que já deu um alívio para a família, mas as necessidades de Vitor vão além do respirador.
Dona Claudinete recebeu a equipe do 7Segundos em sua casa e contou que o filho precisa urgentemente de várias outras coisas, a mais urgente de todas é uma cama hospitalar.
É que a mãe de Vitor relatou à reportagem que recorreu à justiça através da Defensoria Pública Estadual (DPE/AL) para que o filho possa receber o suporte de home care em casa através da rede pública de saúde (Estado ou Município) já que a família não dispõe de condições financeiras para pagar um plano de saúde e muito menos, custear despesas com hospital particular.
Claudinete disse ainda que Vitor recebe mensalmente um salário mínimo de BPC (Benefício de Prestação Continuada), mas o valor não cobre as despesas com a compra de parte do material de higiene e uso pessoal que Vitor necessita diariamente, como fraldas e a alimentação, que deve ser balanceada, além de pomadas para a proteção da pele.
A mãe de Vitor contou ainda que o filho recebe de graça, via justiça, algumas latas de um composto lácteo importante para a sua nutrição, mas ele precisa de outros alimentos para complementar a sua dieta, que custam caro.

Parte dos compostos que afzem parte da alimentação diária de Vitor.Foto: Giovanni Luiz-7Segundos
Outro equipamento que a família precisa com urgência é uma cadeira com aparador para que jovem possa fazer as suas necessidades com maior conforto.

Cadeira com aparador que Vitor precisa atualmente. Foto: reprodução/família
Apesar das dificuldades e limitações impostas por sua condição de saúde, Vitor está matriculado na Escola de Ensino Fundamental Crispiniano Ferreira de Brito, no bairro Cacimbas, e faz a 6ª série, mas desde quando ele se internou devido ao problema respiratório, em maio, ele não foi mais às aulas.
Diante das dificuldades e enquanto a justiça não toma uma decisão final sobre o acompanhamento de home care, a mãe de Vitor faz um apelo para quem puder ajudar doando ou emprestando alguns dos equipamento que Vitor precisa, que entre em contato com ela através do número (82) 9 9922-4359, ou faça alguma doação em dinheiro de qualquer valor através da chave pix 82996413354 em nome de Claudinete dos Santos, mãe do Vitor.
Saiba mais detalhes assistindo a reportagem em vídeo através do link abaixo:
O outro lado
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), por meio de sua unidade em Arapiraca, informou, por meio de nota, que acompanha de perto o caso do jovem M.V.S. e já ajuizou ação judicial para garantir o tratamento domiciliar (home care) e a alimentação adequada, essenciais para sua sobrevivência e qualidade de vida.
O processo aguarda decisão liminar da Justiça, e a Defensoria já solicitou prioridade no julgamento, diante da gravidade do caso. A defensora pública Bruna Cavalcante, responsável pelo acompanhamento do processo, também dialogou diretamente com o juiz para reforçar a urgência da demanda, destacando a necessidade imediata de cuidados especializados.
"É importante destacar que, na última semana, o Estado de Alagoas, por meio da Câmara Técnica, informou nos autos que não possui condições de fornecer o tratamento por via administrativa. Diante disso, a via judicial tornou-se o único caminho possível neste momento", informou.
"A Defensoria Pública segue empenhada na busca pela efetivação do direito à saúde do jovem, que enfrenta uma situação delicada e não pode esperar. Nosso compromisso é com a dignidade, a proteção e o cuidado com quem mais precisa", finalizou.
Últimas notícias
Governo de AL divulga edital de R$ 3,76 milhões para quem deseja empreender
OPLIT recupera celular esquecido em veículo de aplicativo na Ponta Verde
Força-tarefa fiscaliza escolas da EJAI e verifica deficiências em Maceió
Colisão entre motocicletas deixa dois homens feridos em Arapiraca
"Salto pro extraordinário", dizia página de empresa de rope jump em Limeira
Prefeitura de Maragogi abre programação da Vila Junina da Gente neste sábado (13) com cultura, tradição e muito forró
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
