Ex-prefeito Dr. Oliveiro é investigado e pode devolver R$ 1,8 milhão aos cofres de Igaci
Gestor é acusado de ter cometido irregularidades no recolhimento das contribuições sociais durante o exercício de 2019

O ex-prefeito de Igaci, Dr. Oliveiro Torres Pianco, está no centro de uma grave apuração conduzida pelo Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), após representação feita pela Receita Federal do Brasil. De acordo com o Acórdão nº 187/2023, o gestor é acusado de ter cometido irregularidades no recolhimento das contribuições sociais durante o exercício de 2019, o que pode configurar infração de natureza político-administrativa e ato de improbidade.
A apuração revelou que, à época, Dr. Oliveiro teria deliberadamente declarado valores inferiores ao real na Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP), com o objetivo de diminuir artificialmente a base de cálculo das contribuições previdenciárias e, assim, evitar retenções no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Segundo os técnicos da Receita Federal, a manobra resultou em dano direto ao erário de R$ 1.874.585,06 (um milhão, oitocentos e setenta e quatro mil, quinhentos e oitenta e cinco reais e seis centavos) — valor já atualizado até agosto de 2023.
Além de configurar potencial crime contra a administração pública, a conduta se amolda à definição de ato doloso de improbidade administrativa previsto na Lei nº 8.429/1992. A omissão de dados e a declaração fraudulenta causaram prejuízo comprovado ao patrimônio público municipal, que agora corre o risco de arcar com multas e encargos desnecessários devido à má gestão anterior.
Enquanto isso, o ex-prefeito Oliveiro deverá apresentar sua defesa nos autos do processo administrativo, cuja tramitação segue em curso no TCE/AL e também poderá gerar desdobramentos junto ao Ministério Público e à Justiça Federal.
A população de Igaci aguarda com expectativa os próximos passos desta investigação, que pode marcar um importante capítulo no combate à irresponsabilidade fiscal e à má gestão dos recursos públicos.
Últimas notícias

Brisa do Lago recebe serviços do Viver Melhor na Comunidade nesta sexta-feira (22) em Arapiraca

No Dia do Ciclista, Arapiraca celebra avanços na mobilidade urbana

Polícia Científica participa de projeto sobre profissões para inspirar alunos em Arapiraca

Governo do Estado vai instalar seu primeiro Restaurante Popular em Arapiraca

Espetáculo de coral como inclusão social acontece neste final de semana em Viçosa, Paripueira e Arapiraca

Hytalo Santos foi agredido por traficantes do CV, revelou Diaba Loira em vídeo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
