Ex-prefeito Dr. Oliveiro é investigado e pode devolver R$ 1,8 milhão aos cofres de Igaci
Gestor é acusado de ter cometido irregularidades no recolhimento das contribuições sociais durante o exercício de 2019
O ex-prefeito de Igaci, Dr. Oliveiro Torres Pianco, está no centro de uma grave apuração conduzida pelo Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), após representação feita pela Receita Federal do Brasil. De acordo com o Acórdão nº 187/2023, o gestor é acusado de ter cometido irregularidades no recolhimento das contribuições sociais durante o exercício de 2019, o que pode configurar infração de natureza político-administrativa e ato de improbidade.
A apuração revelou que, à época, Dr. Oliveiro teria deliberadamente declarado valores inferiores ao real na Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP), com o objetivo de diminuir artificialmente a base de cálculo das contribuições previdenciárias e, assim, evitar retenções no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Segundo os técnicos da Receita Federal, a manobra resultou em dano direto ao erário de R$ 1.874.585,06 (um milhão, oitocentos e setenta e quatro mil, quinhentos e oitenta e cinco reais e seis centavos) — valor já atualizado até agosto de 2023.
Além de configurar potencial crime contra a administração pública, a conduta se amolda à definição de ato doloso de improbidade administrativa previsto na Lei nº 8.429/1992. A omissão de dados e a declaração fraudulenta causaram prejuízo comprovado ao patrimônio público municipal, que agora corre o risco de arcar com multas e encargos desnecessários devido à má gestão anterior.
Enquanto isso, o ex-prefeito Oliveiro deverá apresentar sua defesa nos autos do processo administrativo, cuja tramitação segue em curso no TCE/AL e também poderá gerar desdobramentos junto ao Ministério Público e à Justiça Federal.
A população de Igaci aguarda com expectativa os próximos passos desta investigação, que pode marcar um importante capítulo no combate à irresponsabilidade fiscal e à má gestão dos recursos públicos.
Últimas notícias
Prefeita de São Luís do Quitunde reforça ações de assistência na zona rural com entrega de cestas básicas
Suspeita de bomba no Rodoanel: Motorista desmaia ao ser retirado de carreta
Colisão entre ônibus e carro deixa uma pessoa ferida e trânsito lento no Centro de Maceió
Senado aprova projeto que aumenta para 40 anos pena estupro de vulneráveis seguido de morte
Acidente de trânsito deixa mulher ferida no município de Porto de Pedras
Dois homens são presos em flagrante por tentativa de homicídio em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
