Política

Novas eleições em Canapi? entenda como fica a gestão após cassação da prefeita

Josélia Lima teve seu diploma de prefeita cassado por divulgar informações falsas durante as eleições de 2024

Por Felipe Ferreira 31/07/2025 12h12 - Atualizado em 31/07/2025 12h12
Novas eleições em Canapi? entenda como fica a gestão após cassação da prefeita
Prefeita de Canapi teve seu diploma cassado pela Justiça Eleitoral - Foto: Reprodução/Redes sociais

A cassação do diploma da prefeita de Canapi, Josélia Lima (PP), pela Justiça Eleitoral de Alagoas, balançou o cenário político do Sertão alagoano. A decisão, baseada em abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação social, por meio da disseminação de desinformação durante o pleito de 2024, levanta questões cruciais sobre o futuro da gestão municipal.

A Justiça Eleitoral declarou inelegível por oito anos a prefeita Josélia Lima, o então prefeito em 2024, José Mariano de Lima e o ex-prefeito Zé Hermes, após ação movida pela candidata adversária Lara Jayne Malta Brandão (PT).

A decisão, no entanto, não reconhece a participação do vice-prefeito eleito em 2024, Herminho (PP), que assume a gestão de Canapi, evitando a necessidade de novas eleições. Por fazer parte do mesmo grupo político, a gestão não deve passar por grandes mudanças administrativas.

A posse de Herminho evita um vácuo de poder e a necessidade de uma nova eleição, cenário que traria instabilidade e custos adicionais ao erário público.

Na ausência do vice-prefeito, o presidente da Câmara Municipal, Luciano Carnaúba (Podemos), assume a gestão da cidade.

Vale ressaltar que ainda cabe recurso contra essa decisão na Justiça Eleitoral. No entanto, a medida cautelar de cassação da prefeita já surte efeito imediato, e a gestão municipal será conduzida pelo vice-prefeito.