Prefeito de Arapiraca retifica tabela de TAF de aprovados para a Guarda Municipal
Na tabela anterior, haviam critérios com grau de dificuldade considerado extremo, segundo o MPAL

Após recomendação do Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da 10ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa retificou o Edital 01/2025, do concurso para a Guarda Municipal, agora com nova tabela para o Teste de Aptidão Física (TAF). Na anterior, haviam critérios com grau de dificuldade considerado extremo, ultrapassando notavelmente o compatível com os exercícios que devem ser elencados para ambos os sexos, além da média para Guardas Municipais, inclusive mais rígidos que os TAFs aplicados pela Polícia Militar (PMAL).
De acordo com a Recomendação, assinada pelo promotor de Justiça Bruno Baptista, o TAF referente ao concurso público regido pelo Edital nº 01/2025, não deveria acontecer até que novos critérios fossem apresentados e com a devida fundamentação técnica e jurídica.
“Constatamos disparidade no que o edital exige, tanto em comparação com o que foi aplicado para outros concursos de guardas municipais, como diante de testes para órgãos da segurança pública de alagoas e outros estados que, mesmo sendo considerados rígidos, aplicaram avaliações mais brandas. Em relação ao sexo feminino, principalmente, pois o determinado no edital não condiz com as atribuições do cargo podendo implicar em barreira discriminatória ao acesso da mulher à carreira. Por essa razão, a recomendação foi expedida, para que tudo transcorra dentro da legalidade adequando aos critérios da avaliação aos parâmetros da razoabilidade proporcionalidade. O prefeito acatou e fez as devidas modificações”, afirma o promotor Bruno Baptista.
TAF
Na primeira tabela do Edital nº 01/2025, na etapa eliminatória os candidatos do sexo masculino devem correr 2.400m em 12 minutos e fazer flexão de braço com 30 repetições em um minuto tocando o peito ao solo.
Na Polícia Militar de Alagoas (PMAL), os exercícios do Teste de Aptidão Física (TAF) para candidatas femininas incluem isometria na barra fixa, abdominal remador, corrida de 50 metros e corrida de 12 minutos. Para ser aprovada, a candidata deve atingir uma pontuação mínima em uma tabela específica para mulheres. No entanto, o Ministério Público ressalta que, no concurso de Guarda Municipal de Arapiraca, o grau de dificuldade se revela excessivo.
O Ministério Público também enfatiza que deve ser autorizada a gravação do TAF para garantir pretensas fundamentações em eventuais recursos administrativos ou judiciais diante de reprovações contestadas.
Últimas notícias

Americana lucra R$ 20 mil por mês vendendo leite materno para atletas

Agora, Instagram permite repostar publicações no feed: veja como funciona

Polícia Civil apreende grande quantidade de cigarros eletrônicos em operação na capital

Associações de Proteção Patrimonial de todo o estado desembarcam em Arapiraca nesta sexta (08)

Rica de Marré traz coleção inédita com peças de até R$ 60 nesta sexta (8) e sábado (9)

“Só quem vive a realidade policial entende”, diz vereador Thiago Prado após PM ser baleado na cabeça em SP
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
