Hospital do Agreste e SMS de Arapiraca ajustam fluxo de regulação
O hospital é referência para a II Macrorregião de Saúde, composta por 46 municípios das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco
Profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA) e representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Arapiraca se reuniram para fortalecer o fluxo da regulação de pacientes entre a instituição hospitalar e o município. O encontro, ocorrido na sede do HEA, teve como objetivo alinhar rotinas, aprimorar processos e garantir maior eficiência e humanização no atendimento aos usuários.
O hospital é referência para a II Macrorregião de Saúde, composta por 46 municípios das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. A unidade se notabiliza como o maior hospital público do interior de Alagoas, atende também pacientes de Pernambuco, Sergipe e Bahia.
A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, destacou que o alinhamento dos processos é fundamental para ampliar a capacidade de resposta do hospital e qualificar o atendimento. “Essa parceria com a Secretaria de Saúde confirma o compromisso de oferecer um serviço eficiente e humanizado. O fortalecimento do fluxo de regulação significa garantir que cada paciente seja encaminhado de forma adequada, com agilidade e respeito. Nosso foco é transformar a experiência do usuário, promovendo acolhimento e cuidado em todas as etapas”, afirmou.
A coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HEA, Dayse Dayanne, explicou que o hospital é referência para uma ampla região e que a regulação precisa ser precisa e ágil para atender à demanda. “Fazemos a regulação para a II Macrorregião, que inclui 46 municípios, e o alinhamento dos fluxos e rotinas é essencial para que possamos responder com qualidade e eficiência. É preciso alimentar o sistema do mapa de leitos, padronizar encaminhamentos e reavaliar os processos internos constantemente. Essa articulação beneficia diretamente o paciente e fortalece a rede de saúde”, disse.
Pollyana Vasconcelos, coordenadora da coordenadora da Rede de Urgência e Emergência e integrante da equipe de regulação hospitalar de Arapiraca (RUE), reforçou a importância da comunicação constante entre as equipes. “Alinhar os processos de regulação é fundamental para garantir o acesso rápido e eficiente aos serviços de saúde, especialmente diante da grande demanda do HEA. Essa reunião foi uma oportunidade para identificar desafios e buscar soluções conjuntas que qualificam ainda mais a assistência prestada à população”, afirmou.
Participaram da reunião a diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque; o diretor médico da unidade, Vanderly Rezende; a coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR), enfermeira Dayse Dayanne; e a coordenadora de enfermagem da Emergência, Edjane Negrão. Pela Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca estiveram presentes a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência e integrante da equipe de regulação hospitalar de Arapiraca, Pollyana Vasconcelos; o responsável técnico da regulação municipal, Noan Rocha; e a superintendente de Atenção à Saúde, Laura Rios.
Últimas notícias
Projeto de incentivo à leitura precisa da doação de carcaças de geladeira
IMA orienta para riscos e regras ao encontrar peixes-boi e tartarugas no litoral de AL
Consumo deve crescer na Copa e impulsionar serviços e casas de aposta
HEA acolhe mais de 780 pessoas no feriadão da Consciência Negra
PM prende faccionado do Comando Vermelho com drogas e colete balístico
Maceió Previdência reúne sindicatos e garante segurança nos pagamentos aos servidores
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
