Hospital do Agreste e SMS de Arapiraca ajustam fluxo de regulação
O hospital é referência para a II Macrorregião de Saúde, composta por 46 municípios das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco
Profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA) e representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Arapiraca se reuniram para fortalecer o fluxo da regulação de pacientes entre a instituição hospitalar e o município. O encontro, ocorrido na sede do HEA, teve como objetivo alinhar rotinas, aprimorar processos e garantir maior eficiência e humanização no atendimento aos usuários.
O hospital é referência para a II Macrorregião de Saúde, composta por 46 municípios das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. A unidade se notabiliza como o maior hospital público do interior de Alagoas, atende também pacientes de Pernambuco, Sergipe e Bahia.
A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, destacou que o alinhamento dos processos é fundamental para ampliar a capacidade de resposta do hospital e qualificar o atendimento. “Essa parceria com a Secretaria de Saúde confirma o compromisso de oferecer um serviço eficiente e humanizado. O fortalecimento do fluxo de regulação significa garantir que cada paciente seja encaminhado de forma adequada, com agilidade e respeito. Nosso foco é transformar a experiência do usuário, promovendo acolhimento e cuidado em todas as etapas”, afirmou.
A coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HEA, Dayse Dayanne, explicou que o hospital é referência para uma ampla região e que a regulação precisa ser precisa e ágil para atender à demanda. “Fazemos a regulação para a II Macrorregião, que inclui 46 municípios, e o alinhamento dos fluxos e rotinas é essencial para que possamos responder com qualidade e eficiência. É preciso alimentar o sistema do mapa de leitos, padronizar encaminhamentos e reavaliar os processos internos constantemente. Essa articulação beneficia diretamente o paciente e fortalece a rede de saúde”, disse.
Pollyana Vasconcelos, coordenadora da coordenadora da Rede de Urgência e Emergência e integrante da equipe de regulação hospitalar de Arapiraca (RUE), reforçou a importância da comunicação constante entre as equipes. “Alinhar os processos de regulação é fundamental para garantir o acesso rápido e eficiente aos serviços de saúde, especialmente diante da grande demanda do HEA. Essa reunião foi uma oportunidade para identificar desafios e buscar soluções conjuntas que qualificam ainda mais a assistência prestada à população”, afirmou.
Participaram da reunião a diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque; o diretor médico da unidade, Vanderly Rezende; a coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR), enfermeira Dayse Dayanne; e a coordenadora de enfermagem da Emergência, Edjane Negrão. Pela Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca estiveram presentes a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência e integrante da equipe de regulação hospitalar de Arapiraca, Pollyana Vasconcelos; o responsável técnico da regulação municipal, Noan Rocha; e a superintendente de Atenção à Saúde, Laura Rios.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
