Polícia

Influenciador Hytalo Santos chega ao Deic, em São Paulo, após ser preso

Marido de influenciador também foi detido na manhã desta sexta (15), em Carapicuíba (SP)

Por Folha de S. Paulo 15/08/2025 15h03
Influenciador Hytalo Santos chega ao Deic, em São Paulo, após ser preso
Hytalo foi preso na manhã desta sexta (15) em São Paulo - Foto: Reprodução

O influenciador Hytalo Santos foi preso na manhã desta sexta-feira (15) em Carapicuíba, na Grande São Paulo. A informação foi confirmada pela promotora Ana Maria França, do Ministério Público da Paraíba. O marido de Hytalo, Israel Nata Vicente, também foi preso, segundo a Promotoria. Eles foram conduzidos à sede do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), da Polícia Civil de São Paulo, onde chegaram às 10h5.

Segundo o despacho da Justiça, a decretação da prisão preventiva (sem prazo) era necessária para impedir novos atos de destruição ou ocultação de provas ou a intimidação de testemunhas —fatos que já estariam ocorrendo desde que o influenciador soube da investigação, de acordo com a Promotoria.

O pedido de prisão foi feito pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado) do Ministério Público da Paraíba.

O influenciador ganhou destaque na última semana após o youtuber Felca o acusar de lucrar com exposição sexualizada de adolescentes. Ele já era investigado pelo Ministério Público da Paraíba desde dezembro de 2024 por suspeita de exploração de crianças e adolescentes e por trabalho infantil.

Procurada, a defesa de Hytalo disse que "ainda não teve acesso ao conteúdo da decisão que determinou a medida extrema, o que impossibilita uma manifestação mais detalhada."

Os defensores, reafirmam a inocência do influenciador e dizem que ele sempre se colocou à disposição das autoridades. "Assim que tivermos ciência dos fundamentos, adotaremos todas as medidas judiciais cabíveis para resguardar os direitos de Hytalo, inclusive com o ingresso de Habeas Corpus, se for necessário."

Eles foram encontrados em uma mansão, onde estavam outras oito pessoas, todas maiores de idade. Havia quatro celulares com Hytalo e outros quatro com seu marido. Os objetos foram apreendidos e devem passar por perícia. Segundo a polícia, não tentaram resistir à prisão. Os dois devem passar agora por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal e, neste sábado (16), por audiência de custódia em Carapicuíba. Depois, serão encaminhados a um CDP (Centro de Detenção Provisória) na cidade, antes de serem encaminhados à Paraíba.