Cerca de mil quilos de queijo são apreendidos em laticínio clandestino no Sertão de AL
Uma pocilga também foi fechada pela fiscalização

Uma fiscalização da 15ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) resultou na interdição de um laticínio e de uma pocilga clandestinos em Major Izidoro, nesta quarta-feira (21). A ação recolheu 990 quilos de queijo impróprio para consumo e constatou uma série de irregularidades ambientais e sanitárias.
No laticínio, os técnicos identificaram a fabricação de queijo em condições precárias de higiene, com descarte inadequado de resíduos no solo, falta de licença ambiental e uso de embalagens falsificadas de outro estabelecimento regularizado. Também foram encontrados rótulos sem registro, configurando fraude ao consumidor. Todo o material recolhido foi levado ao aterro sanitário de Delmiro Gouveia.
Na mesma propriedade, mais de 140 suínos eram criados sem licença ambiental. Os dejetos eram despejados diretamente no solo e em um curso d’água, sem qualquer controle. Diante das irregularidades, foram lavrados seis autos de infração e aplicados dois embargos, determinando a interdição imediata das atividades. O Batalhão de Polícia Ambiental também confeccionou um termo circunstanciado por funcionamento de atividade poluidora sem autorização legal.
Além disso, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV/AL) registrou duas autuações e um termo de constatação por ausência de responsável técnico e falta de registro profissional dos laticínios — exigências previstas em lei para empreendimentos de produtos de origem animal.
As instituições que integram a FPI reforçaram que a atuação visa proteger a saúde da população e o meio ambiente, impedindo que alimentos produzidos sem controle cheguem às mesas dos consumidores e que práticas clandestinas causem danos aos recursos naturais.
A operação contou com a participação da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/AL) e apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
Últimas notícias

Carlinhos Maia reage após decisão judicial: “Cansei, agora quem me difamar vai pra Justiça”

Dra Eudócia abre agenda na missão internacional brasileira que acompanha pesquisas para vacina contra o câncer

De cidade-dormitório a refúgio pós-Braskem: Satuba lidera o êxodo diário de trabalhadores no Brasil

Justiça condena deputado por divulgar notícia falsa sobre violência

Veículo pega fogo na Avenida Durval de Góes Monteiro em Maceió

Rafael Brito impulsiona preparação de alunos da rede pública com aulões do Enem
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
