Justiça Eleitoral mantém mandatos de vereadores em Craíbas
Juiz afastou acusação de fraude à cota de gênero

A 31ª Zona Eleitoral julgou improcedente a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) que questionava a validade dos mandatos de vereadores eleitos pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no município de Craíbas, nas eleições de 2024, por suspeita de fraude à cota de gênero.
A ação foi movida por um suplente de vereador alegando que a candidatura de Maria José Souza Silva, conhecida como “Nenê da Touca”, teria sido fictícia. Segundo a denúncia, a candidata não teria realizado campanha efetiva, obtido apenas nove votos e movimentado valores considerados irrisórios em sua prestação de contas.
Na sentença, o juiz eleitoral Danilo Vital de Oliveira destacou que não houve provas robustas que configurassem fraude à legislação de gênero. Pelo contrário, o processo evidenciou que a candidata participou de atos de campanha, manteve perfil em redes sociais para divulgação de propostas, produziu material gráfico e até jingle eleitoral. O magistrado frisou, ainda, que candidaturas legítimas em municípios de pequeno porte podem registrar votações reduzidas, o que não significa fraude.
Outro ponto relevante da decisão foi a desconsideração de um vídeo apresentado como prova pelo autor da ação. O material foi gravado de forma clandestina, sem consentimento da candidata, em ambiente privado, o que configura prova ilícita, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).
Diante das evidências, a Justiça Eleitoral manteve os mandatos dos vereadores impugnados e condenou o autor da ação por litigância de má-fé, aplicando multa no valor de dois salários mínimos. Além disso, foi determinado o envio de ofício à Polícia Federal para investigar denúncia de que o autor teria oferecido valores à candidata em troca de declaração falsa sobre sua candidatura.
Últimas notícias

Feira Grande comemora o Dia das Crianças com festa, cultura e valorização da identidade local

“Sou contra ladrão”: Cabo Bebeto volta a ‘cortar’ energia em acampamento do MST em Arapiraca

Carlinhos Maia reage após decisão judicial: “Cansei, agora quem me difamar vai pra Justiça”

Dra Eudócia abre agenda na missão internacional brasileira que acompanha pesquisas para vacina contra o câncer

De cidade-dormitório a refúgio pós-Braskem: Satuba lidera o êxodo diário de trabalhadores no Brasil

Justiça condena deputado por divulgar notícia falsa sobre violência
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
