Setembro Amarelo: Curso ensina a produzir pães e funciona como atividade terapêutica para usuários do CAPS de Penedo
A atividade é mais um benefício gerado pela parceria entre a Prefeitura de Penedo e empresas do Sistema S
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Penedo viveu três dias de muito aprendizado, com pinceladas de gema, polvilhamento de farinha de trigo e mãos na massa durante o curso de fabricação de pães.
Como início da programação do Setembro Amarelo, os usuários da unidade vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) receberam a oportunidade de desenvolver habilidades culinárias e viver uma experiência diferente do cotidiano.
A atividade é mais um benefício gerado pela parceria entre a Prefeitura de Penedo e empresas do Sistema S, entre elas o SENAR Alagoas, responsável pela parte técnica da iniciativa que também envolve a entidade patronal Sindicato Rural de Penedo.
Além do ensino prático, a produção caseira de pães para usuários do CAPS funciona como ferramenta terapêutica e de inclusão social, reforçando a importância da valorização da vida e da prevenção ao suicídio, temas intensificados no Stembro Amarelo.
Para Flávia, usuária do CAPS Penedo, a experiência proporcionou bem-estar e lhe mostrou novos horizontes. “Eu me divirto toda vez que venho aqui. Vim hoje para aprender a fazer pão e vou fazer em casa. É muito divertido e a professora é muito boa”, declarou.
O curso foi ministrado pela instrutora Aparecida Rocha, com diferentes receitas ensinadas ao longo dos 3 dias do curso, com degustação nos horários de lanches. Tudo isso em clima de colaboração e trabalho de equipe, o aprendizado das técnicas também resgata memórias e cria laços sociais.
Para a equipe do CAPS Penedo, o curso teve impacto positivo entre os usuários da unidade, mostrando mais uma vez o compromisso da gestão Inovação e Crescimento em promover autonomia, com foco na transformação de vidas aliada à inclusão social.
“Durante o Setembro Amarelo, os CAPS de todos o país realizam atividades terapêuticas e de conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, como rodas de conversas, oficinas de artes e murais de troca de mensagens de apoio. Nosso objetivo é criar um ambiente acolhedor, estimular a busca por ajuda e desmistificar o sofrimento mental, integrando a comunidade e fortalecendo a rede de apoio à saúde mental”, destaca a Diretora do CAPS de Penedo, Isabel Leite.
Últimas notícias
Programa Jovem Senador 2026 está com inscrições abertas para estudantes da rede pública em Alagoas
Carreta que transportava retroescavadeira tomba e pega fogo na Rota do Mar
Queda de moto deixa duas pessoas feridas no povoado Canaã, em Arapiraca
Polícia prende três suspeitos por envolvimento no desaparecimento de idoso em Maceió
Jovem de 23 anos fica ferida após queda de moto em União dos Palmares
Matrículas para vagas remanescentes da Educação de Jovens e Adultos se encerram nesta sexta
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
