Política

Líderes fecham acordo sobre anistia a Bolsonaro e condenados no 8 de Janeiro

Aliados do ex-presidente vêm pressionando o presidente da Câmara dos Deputados a pautar o projeto

Por Felipe Ferreira 10/09/2025 12h12
Líderes fecham acordo sobre anistia a Bolsonaro e condenados no 8 de Janeiro
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República - Foto: Ton Molina/STF

Lideranças partidárias da Câmara dos Deputados fecharam um acordo sobre o projeto de anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro que animou a base bolsonarista no Congresso Nacional.

Na reunião de líderes dessa terça-feira (9), segundo apuração do Metrópoles, o grupo deixou acordado que o projeto que concede anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados será pautado na próxima semana.

O andamento só acontecerá após o fim do julgamento da trama golpista que está em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF) e deve culminar na condenação de Bolsonaro e mais sete réus.

O acordo entre o colegiado de líderes vem após uma forte pressão da base bolsonarista e uma articulação discreta nos bastidores de Arthur Lira (PP).

No Senado, integrantes da base de Bolsonaro ainda não cobram o presidente Davi Alcolumbre, já que o texto ainda precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados.

Mesmo sem cobrança, Alcolumbre adiantou, recentemente, que vai apresentar um projeto de anistia alternativo que não contemple o ex-presidente Bolsonaro.

Aliados de Lula estão tranquilos e confiam que a proposta não deve passar no Senado Federal.