Prefeitura de Arapiraca lança assistente virtual que aproxima serviços públicos da população
Cidade entrou de vez na era da transformação digital!
A Prefeitura de Arapiraca lançou, nesta quarta-feira (17), a CIDA, uma assistente virtual que já está disponível para a população por meio do WhatsApp. Com a novidade, os cidadãos podem acessar informações e serviços públicos diretamente pelo celular, sem precisar enfrentar filas ou se deslocar até órgãos municipais.
Basta enviar uma mensagem para o número (82) 97604-5269 e ter, em poucos segundos, serviços de Saúde, Educação, Limpeza Pública, Iluminação, Tributos e outros setores da Administração Pública.
O projeto de modernização, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Gestão Pública a pedido do prefeito Luciano Barbosa, tem como objetivo reduzir a burocracia, agilizar o atendimento e tornar os serviços públicos ainda mais acessíveis. O WhatsApp foi escolhido por ser a plataforma de mensagens mais utilizado pelos brasileiros, garantindo amplo alcance e inclusão digital.
“Essa é uma ferramenta para aproximar ainda mais a prefeitura dos arapiraquenses, onde a gente coloca a tecnologia a serviço do cidadão. A ‘CIDA’ representa modernidade e praticidade e garante que a população tenha serviços da prefeitura na palma da mão”, destacou o prefeito Luciano Barbosa.

O projeto foi planejado e executado com a participação de servidores da própria prefeitura, considerados referência na modernização administrativa. Além disso, equipes de diferentes secretarias foram capacitadas para operar e manter o serviço em funcionamento.
Segundo o secretário Municipal de Gestão Pública, Yale Fernandes, a CIDA vai além de um simples canal de mensagens. “É um modelo inovador de atendimento público, que vai facilitar o acesso à informação e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. Por isso a partir de hoje, qualquer pessoa pode resolver demandas básicas sem sair de casa. Isso vai facilitar a vida da população e otimizar o trabalho dos servidores”.
O secretário Municipal de Orçamento e Planejamento, Thomaz Wanderley, também comentou sobre o lançamento da assistente virtual e lembrou que essa é apenas a primeira etapa de serviços que estarão disponíveis na plataforma. “Esse é apenas o começo. A CIDA vai crescer e se transformar junto com as necessidades da população, tornando Arapiraca uma cidade cada vez mais conectada e moderna”.
Se liga nos serviços que estarão disponíveis na CIDA nessa primeira etapa:
● Educação:○ Consulta da escola mais próxima;○ Emissão de declaração de matrícula;○ Emissão de declaração de frequência;○ Agendamento de visita à Secretaria de Educação.
● Saúde:○ Agendamento de consulta de atendimento (pré-natal).
● Serviços Públicos:○ Solicitação de Recolhimento de Entulho;○ Solicitação de Remoção de Animal Morto;○ Solicitação de Supressão de Árvore;○ Solicitação de Capina de Rua;○ Solicitação de Coleta Domiciliar;○ Solicitação de Coleta Zona Rural;○ Solicitação de Conserto de Lâmpada (acesa 24 hs);○ Solicitação de Conserto de Lâmpada (apagada);○ Solicitação de Recolhimento de Galho.
● Fazenda:○ 2ª Via de Boletos/DAM;○ Emissão de certidões;○ Consulta de Cadastro Imobiliário (BCI);○ Demonstrativo Financeiro;○ Consulta de Cadastro Geral (CPF/CNPJ).
● Informações Gerais:○ Endereço de órgãos públicos;○ Horários de atendimento;○ Telefones úteis;○ Notícias e informações públicas.
Veja também
Últimas notícias
Febre do skincare infantil escancara tendência da adultização precoce
Teoria sobre relações com colegas de trabalho viraliza; entenda
Polícia Civil investiga incêndio em residência de Marechal Deodoro com morte e tentativa de feminicídio
Perdeu a pose: guarda não resiste a cão pedindo carinho
Governador entrega CNH aos primeiros aprovados no Programa CNH do Trabalhador nesta terça-feira (16)
Projeto que proíbe Prefeitura de Maceió de adquirir produtos do MST avança na Câmara
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
