Governo premia municípios com melhor IDEB e renova pactuação do Programa Escola 10
Evento aconteceu na sexta-feira (26) no Centro de Convenções; premiação inclui distribuição de R$ 20 milhões entre os municípios com maiores avanços
O Governo de Alagoas promoveu a premiação dos municípios alagoanos e escolas estaduais com melhor desempenho na edição 2023 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A cerimônia do Prêmio Escola 10 aconteceu na noite de sexta-feira (26), no Centro de Convenções de Maceió, com a presença do governador Paulo Dantas, da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, prefeitos, secretários municipais de Educação e gestores das escolas premiadas. Além disso, Estado e Municípios renovaram a pactuação do Programa Escola 10 para o biênio 2025-2026.
Na ocasião, os 66 municípios que alcançaram ou superaram as metas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nos anos iniciais e finais do ensino fundamental foram premiados com a distribuição de R$ 20 milhões. Além disso, as 33 escolas estaduais com melhores desempenhos no IDEB nos ensinos fundamental e médio também foram homenageadas..jpg)
“Alagoas já teve a pior Educação do Brasil, mas hoje temos o segundo maior avanço no IDEB e 31 das 100 melhores escolas dos anos iniciais do Brasil estão aqui. Isso só foi possível graças à união de esforços entre Estado, Municípios e Governo Federal. Hoje reconhecemos estes avanços e espero que o pacto assinado para o próximo biênio tenha o mesmo sucesso do anterior, pois nosso compromisso é melhorar cada vez mais e promover uma Educação transformadora para os alagoanos”, disse o governador Paulo Dantas.
Ele também lembrou dos investimentos em Educação que vem fazendo o estado se destacar nacionalmente. “Somos o estado que mais construiu creches no Brasil, 100 até o momento, e que mais construiu escolas, o que propiciará a ampliação da oferta do ensino integral por meio do Programa Escola do Coração. Nos últimos dias, assinamos nove ordens de serviço e o nosso compromisso é, até o próximo ano, entregarmos 200 Creches Cria e 57 escolas estaduais”, declarou.
.jpg)
Compromisso renovado
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, falou da importância do prêmio que evidencia os avanços da Educação Pública alagoana. “Hoje reconhecemos municípios e escolas estaduais que bateram ou superaram as metas do IDEB em um esforço que contribuiu para que o estado viesse a melhorar seus índices educacionais e que fazem com que Alagoas venha galgando espaços no cenário da Educação nacional”, observou.
Ela também falou das expectativas para a nova pactuação do Programa Escola 10 e do compromisso firmado entre Estado e Municípios para continuidade das melhorias educacionais do Estado.
.jpg)
“A prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica, o SAEB, que identifica os níveis de aprendizagem dos estudantes brasileiros, acontece em nosso estado na segunda quinzena de outubro. O pacto assinado hoje reafirma nossa parceria com os Municípios por meio de ações que incluem formação de professores das redes municipais de Educação, pagamento de bolsas para articuladores de ensino e entrega de material didático”, adiantou.
Reconhecimento
Os municípios e escolas estaduais também falaram da importância do reconhecimento do prêmio e as expectativas para o próximo IDEB.
Primeiro lugar nacional no IDEB anos finais (6º ao 9º ano), o município de Santana do Mundaú disse que o prêmio é um estímulo para continuar avançando. “Ficamos muito felizes com este reconhecimento do nosso Governo do Estado, pois premia um trabalho coletivo e que tem dado grandes frutos. E para o próximo IDEB, nossos passos serão permeados por ainda mais investimentos, diálogo com a comunidade educacional e formação”, revelou a secretária de Educação Daniele Márcia.
Também do Vale do Mundaú, Branquinha elogiou a estrutura de apoio disponibilizada pelo Programa Escola 10 aos municípios alagoanos. “O programa abrange desde a alfabetização na idade certa, distribuição de material didático até formação para gestores e bolsas para articuladores municipais pagas pelo Governo de Alagoas. Tudo isso valoriza e impacta o ensino aprendizagem nas redes municipais de forma positiva”, avaliou o secretário Ednaldo Firmino.
Com IDEB de 4,7 no ensino médio, a Escola Estadual Graciliano Ramos, de Palmeira dos Índios atribui o resultado a um esforço coletivo de toda a comunidade escolar. “Este prêmio é a celebração de um trabalho comprometido e que homenageia 77 alunos e 73 servidores que se dedicaram durante todo o ciclo 2023. Agora, nossa meta é nos superarmos”, avisou Angélica de Cássia, uma das gestoras da instituição.
Melhor desempenho da Rede Estadual no IDEB dos anos iniciais (1º ao 5º ano), saindo de 5.3 em 2021 para 7.0 em 2023, a Escola Estadual Guilhermino de Oliveira, de Maceió, também vê no prêmio a valorização de toda a comunidade escolar. “O prêmio homenageia cada servidor, cada estudante, cada pai e mãe de nossa escola e nos deixa mais fortes na busca pela melhor aprendizagem de nosso estudante”, resumiu o gestor Wagner Aristides.
Últimas notícias
Moto com sinais de adulteração é apreendida pela PM durante ocorrência na BR-104, em Flexeiras
Alfredo Gaspar retoma CPMI do INSS, destaca avanços e cobra esclarecimentos sobre citações a Lulinha
Bruninho tentou abrir mão da pensão de Bruno em troca do corpo da mãe
Decolar e Azul Linhas Aéreas são condenadas por negar reembolso integral de voo cancelado
Moradores bloqueiam AL-115 em protesto contra falta de água em Igaci
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro em Inhapi
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
