Documentário celebra a trajetória de Roberto Gonçalves, ícone do jornalismo alagoano
Um legado de ética, coragem e inspiração para o jornalismo alagoano
O jornalismo alagoano perde um de seus mais notáveis ícones. Roberto Gonçalves, cuja vida e carreira foram celebradas no documentário "Filme Raízes de Arapiraca - Roberto Gonçalves da Silva", faleceu deixando um legado de integridade e coragem inabaláveis na imprensa do estado.
O documentário, que eterniza sua trajetória, ressalta a figura de um jornalista que se via como um profissional "investigativo, corajoso e imparcial" — um lema que guiou sua atuação por décadas. Nascido em Maceió, Roberto consolidou-se no Agreste alagoano, onde considerava Arapiraca seu "porto seguro".
Um Pilar da Imprensa no Agreste
A carreira de Roberto Gonçalves é um pilar na história da comunicação em Alagoas. Sua atuação foi crucial para o fortalecimento do jornalismo sério e ético, servindo de inspiração para colegas e novas gerações e deixou sua marca em reportagens de grande impacto, notadamente na área policial.
Em sua longa e dedicada trajetória, Roberto Gonçalves sempre soube o legado que desejava deixar. Conforme relatou no documentário, seu anseio era ser lembrado como um "jornalista investigativo, corajoso e imparcial". Essa bússola ética o levou a consolidar-se no Agreste, onde considerava Arapiraca o seu "porto seguro", uma terra que ele amava e à qual dedicou grande parte de sua vida profissional.
Entre seus grandes feitos, destaca-se a histórica reportagem investigativa com o pistoleiro "Chapéu de Couro" e a dedicação ao livro sobre o assassinato de Marques da Silva, um marco na política de Alagoas, cuja segunda edição do livro ele havia acabado de concluir. Roberto também foi pioneiro no rádio do Agreste, atuando como locutor, noticiarista e produtor de programas de entrevista.
Sua contribuição para dar voz e apurar os fatos com rigor na região do Agreste e Sertão de Alagoas cimenta seu lugar entre os grandes nomes da nossa imprensa.
A Despedida
É com profunda tristeza que o jornalismo alagoano se despede. Roberto Gonçalves faleceu neste sábado (11) no Hospital Regional de Arapiraca, onde lutava contra complicações de um câncer na base da língua. Sua partida deixa um vazio imensurável na profissão.
Filme Raízes de Arapiraca - Roberto Gonçalves da Silva
Últimas notícias
Petrolífera dos EUA diz a Trump que investir na Venezuela é “inviável”
Incêndios florestais destroem 5.500 hectares na Patagônia argentina
EUA realiza ataques áereos em “larga escala” na Síria
Da aventura ao desespero: relembre casos de brasileiros em trilhas de alto risco
Secretários de segurança pedem criação do Ministério da Segurança Pública
Criança quase é atingida por moto aquática na Praia Barra Grande, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
