Segurança

Polícia Militar mobiliza efetivo para Operação Enem 2025

Militares estarão presentes em 27 municípios e nos 272 locais de aplicação de provas

Por 7Segundos, com Assessoria 08/11/2025 15h03
Polícia Militar mobiliza efetivo para Operação Enem 2025
Um efetivo total de 1304 policiais foi mobilizado para atuar em todo o processo - Foto: Ascom PMAL

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorrerão neste domingo (9) em todo o Brasil. Em Alagoas, serão 27 municípios e 272 locais de aplicação das provas. A Polícia Militar de Alagoas (PM) estará presente em todos eles. Um efetivo total de 1304 policiais foi mobilizado para atuar em todo o processo.

O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, salientou que o Enem 2025 é, mais uma vez, um momento decisivo para milhares de brasileiros que aspiram ingressar no ensino superior. “E a Polícia Militar de Alagoas tem a responsabilidade de garantir que esse momento ocorra com ordem, respeito e segurança. Em Alagoas, registramos 96.488 inscrições confirmadas, um contingente significativo que reforça a necessidade de um planejamento operacional preciso e humano”, afirmou.

A operação contará com policiamento ostensivo nos locais de prova, escoltas motorizadas para transporte de malotes e monitoramento em tempo real. O planejamento estratégico da Polícia Militar de Alagoas foi desenvolvido contemplando todas as etapas do exame, desde a chegada dos malotes à reversa pós-prova. O objetivo, segundo comandante-geral, é que cada uma delas seja executada com segurança, disciplina e comprometimento, fortalecendo a credibilidade do processo seletivo e reafirmando o compromisso da corporação com a sociedade alagoana.

Foram traçadas 32 rotas para o policiamento. O território alagoano foi dividido entre as cinco regiões: Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), da Região Sertão (CPRS), da Região Agreste (CPRA), da Região Norte e Zona da Mata (CPRN-ZM) e Comando de Policiamento da Região Sul (CPRSul).

O efetivo de policiais militares foi distribuído estrategicamente desde o sábado (08), até a segunda-feira (10), e também no fim de semana posterior – no domingo (15) até a segunda-feira seguinte (17), além do Enem para Pessoas privativas de liberdade (PPL) com data a definir.

Etapas operacionais

A operação foi dividida em quatro etapas, sendo a primeira já iniciada no dia 27 de outubro, com o aprovisionamento das provas na Unidade Centralizadora (CTCE) dos Correios localizado na cidade de Maceió.

A segunda etapa iniciou-se neste sábado (08) e se estenderá até o dia 15 de novembro com a escolta de duas rotas de interiorização saindo da Unidade Centralizadora (CTCE) dos Correios, sediada em Maceió, para as unidades distribuidoras, localizadas nos municípios de Arapiraca, Penedo, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.

A terceira etapa iniciará no dia 9 e vai até 16 de novembro, dia da aplicação do exame, e consiste na distribuição e coleta das provas, assim como o deslocamento do efetivo para realizar a segurança nos locais de aplicação até o término descrito em sua escala de serviço. As cidades com maior demanda operacional são Maceió, com 72 locais de prova, seguido de Arapiraca, com 32.

A quarta etapa inicia-se nos dias 10 e 17 de novembro, com o processo de interiorização reversa saindo das unidades distribuidoras dos Correios localizadas nas cidade de Arapiraca, Penedo, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia com destino a Unidade Centralizadora (CTCE) dos Correios em Maceió.

Enem 2025

A edição de 2025 registrou 4.811.338 inscritos confirmados em todo o Brasil. No estado de Alagoas, já são 96.489 inscritos confirmados até o balanço divulgado para este ano. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é responsável pelo planejamento, organização e aplicação do ENEM. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), coordena em âmbito nacional a segurança da operação, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN).

No estado de Alagoas, cabe à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) articular, coordenar e executar a segurança da operação com os órgãos vinculados, colaborando com o planejamento da PM-AL e demais agências envolvidas, para que cada candidato realize sua prova em ambiente seguro, organizado e livre de riscos.

Diversas instituições também estão envolvidas, a exemplo da Polícia Federal (PF), do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), Polícia Civil de Alagoas (PCAL), Correios, Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), Equatorial Alagoas, BRK Ambiental Alagoas, Verde Alagoas (Zona da Mata e Litoral), Conasa Águas do Sertão (Agreste e Sertão).

“A PM atuará com rigor técnico garantindo o policiamento ostensivo e preventivo nos locais de prova; escoltas dedicadas para os malotes; presença constante para acolhimento de casos que demandem atendimento especializado; e comunicação direta e contínua com os Centros Integrados (CICCE/AL e CICCN). É nossa missão proteger não só os materiais do exame, mas os sonhos e a tranquilidade de cada candidato”, completou o comandante-geral.