Conselho de Odontologia flagra laboratório de prótese dentária ilegal em Campo Alegre
CRO-AL também flagrou exercício ilegal da profissão e risco à saúde pública
O Conselho Regional de Odontologia de Alagoas (CRO-AL) flagrou, nesta quarta-feira (12), um laboratório de prótese dentária funcionando de forma ilegal no município de Campo Alegre, no interior do Estado. O local funcionava sem responsável técnico, configurando exercício ilegal da profissão de técnico em prótese dentária, já que o homem que atuava no espaço não possui registro no Conselho.
Durante a ação de fiscalização, a equipe constatou graves riscos à saúde pública, com o ambiente em condições insalubres, alvará sanitário vencido e equipamentos de confecção/reparo em próteses dentárias dispostos de maneira inadequada sobre as bancadas. Também foi observada a exposição de formas de pagamento destinadas ao público em geral, publicidade essa expressamente proibida pelo Código de Ética Odontológico.

O coordenador de Fiscalização do CRO-AL, Arthur Wanderley, apontou algumas irregularidades flagradas durante a ação. “Durante a visita in loco junto à Vigilância Sanitária Municipal (Visa), constatamos a disposição de equipamentos como motor elétrico de bancada, lamparina, aquecedor de cera, trabalhos protéticos em desenvolvimento (prótese total) e insumos utilizados para desenvolvimento do exercício como gesso, cera e monômero por indivíduo sem curso de formação para tal e sem qualquer cuidado em preservar a biossegurança do ambiente”, explicou.
Ao perceber a atuação dos fiscais do CRO-AL e da Vigilância Sanitária Municipal (Visa), o responsável pelo espaço tentou impedir a ação, chegando a expulsar os agentes das dependências. No entanto, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), foi possível concluir a diligência, realizar a apreensão de materiais e equipamentos e interditar o local.
Segundo o CRO-AL, a ocorrência reforça a importância do trabalho de fiscalização conjunta entre o Conselho e os órgãos de vigilância sanitária, com o objetivo de proteger a população contra práticas ilegais que colocam em risco a saúde bucal e geral dos cidadãos.
Arthur Wanderley destacou que o laboratório era um risco à população. “Esse tipo de irregularidade não apenas fere a legislação, mas coloca a população em risco. O CRO-AL atua firmemente para coibir o exercício ilegal da Odontologia em todas as regiões do Estado”, completou Wanderley.
O Conselho informou ainda que o caso seguirá para o Departamento de Processos do CRO-AL, para a adoção das medidas legais cabíveis. A Autarquia reforça que denúncias de irregularidades no exercício da profissão podem ser feitas por meio do painel de denúncias: https://cro-al.implanta.net.br....

Últimas notícias
Polícia Civil recupera celular furtado na orla de Pajuçara
Polícia Civil investiga morte de empresário encontrado dentro de carro na Praia da Sereia
Petrobras reajusta preço do diesel em R$ 0,38 por litro
[Vídeo] PT inaugura nova sede em Maceió com auditório e loja de produtos do partido
Nova sede do Grupamento da Polícia Militar é reinaugurada em Roteiro
Cibele Moura propõe criação de atendimento específico para jovens usuários de vape em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
