Avião evita colisão após aeronave da Força Aérea dos EUA cruzar rota
Piloto afirma que avião-tanque cruzou a rota a cerca de quatro quilômetros e sem transponder ligado. Caso aconteceu próximo à Venezuela
Um avião comercial da JetBlue que partia de Curaçao, no Caribe, rumo ao Aeroporto JFK, em Nova York, nos Estados Unidos, precisou fazer manobra para evitar colisão com aeronave-tanque da Força Aérea dos EUA. O piloto do jato comercial teve de interromper a subida e reportar o incidente, que aconteceu a cerca de 4 km.
A situação aconteceu na última sexta-feira (12/12), no espaço aéreo da Venezuela. Uma gravação da comunicação com o controle de tráfego aéreo revela que o comandante da JetBlue relatou que a aeronave militar cruzou diretamente a rota do Airbus comercial enquanto voava sem transponder ligado — equipamento padrão que permite a identificação e o monitoramento de altitude e a posição por radares civis.
“Quase tivemos uma colisão no ar aqui em cima. Passaram diretamente na nossa rota. Não têm o transponder ligado, é escandaloso”, disse o piloto. Ele acrescentou que o avião-tanque estava a apenas duas ou três milhas de distância (cerca de 4,8 quilômetros) e na mesma altitude. “Tivemos de parar a subida”, completou.
Após a manobra evasiva do avião comercial, a aeronave militar desviou e seguiu em direção ao espaço aéreo venezuelano.
Operações militares
O incidente aconteceu em um cenário de reforço das operações militares dos Estados Unidos no Caribe, voltadas ao combate ao tráfico de drogas e ao monitoramento do governo venezuelano.
Em razão desse aumento de atividade, a Administração Federal de Aviação (FAA) havia emitido recentemente alerta para voos civis sobre a região, recomendando cautela devido à movimentação militar intensificada.
A JetBlue informou que reportou o episódio às autoridades federais e reafirmou que os tripulantes seguiram todos os protocolos de segurança. A Força Aérea dos Estados Unidos ainda não comentou o caso.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
