No Dia de Reis, Girau do Ponciano realiza apresentação cultural com tradição popular
Praça Vereador Elói Cabral foi palco do evento “Guerreiro na Praça” e reuniu famílias
Celebrar a tradição e a cultura alagoana já virou uma marca registrada da cidade de Girau do Ponciano. Nesta segunda-feira (6), Dia de Reis, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), celebrou o nascimento do menino Jesus, contando a história dos três reis magos em forma de dança e teatro.
O momento, que marca o fim das festividades natalinas, contou com a apresentação do grupo Guerreiro Campeão do Trenado e encantou as famílias girauenses com cores, folclore, brincadeiras e muita alegria. A noite serviu, mais uma vez, para resgatar a essência do folguedo regional e evidenciar a força da fé nordestina junto as raízes culturais e populares.
O palco das apresentações culturais foi a Praça Vereador Elói Cabral, localizada ao lado da Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A plateia reuniu crianças, adolescentes, adultos e idosos. Relembrando manifestações folclóricas antigas, o Reisado Alagoano é uma das maiores celebrações nordestinas de vínculo cristão, marcada também pela presença das tradições africanas e indígenas.
Com suas cores vibrantes e a contação de histórias sobre a peregrinação dos reis magos, os mais de vinte integrantes do grupo cultural mostraram como o folguedo homenageia a identidade e o orgulho regional. Mestra Iraci, representante mais antiga do meio artístico e filha do fundador da equipe de reisado, Mestre Nivaldo Abdias, atua na tradição desde os quatro anos de idade e, hoje, aos 68 anos, continua mantendo a animação e levando o Guerreiro por todo o estado.
“O Guerreiro de Alagoas precisa ser celebrado. Nossa cultura é importante, e cada apresentação carrega um pouco do amor pelas brincadeiras, pela dança e pela fé. Lutamos há mais de 30 anos para manter a memória popular viva, e é gratificante ver o público participar e viver um pouco da raiz popular. Somos uma equipe com histórias passadas de pai para filhos e seguiremos entre netos e junto aos que amam o Guerreiro e os demais folguedos alagoanos. É uma honra ver que Girau segue dando oportunidade ao cortejo regional”, declarou Mestra Iraci.

De acordo com o secretário de Cultura, Marcelo Braga, os projetos culturais em Girau do Ponciano vão além da valorização artística. Para ele, resgatar atrações antigas envolve a população, fortalece o orgulho local e contribui para a educação cultural, ao mostrar como surgiu cada manifestação. O município vem investindo na disseminação da cultura popular e abrindo espaço para artistas da terra e da região, com o objetivo de valorizar a produção, a criatividade e o resgate do patrimônio imaterial e cultural.
No ano passado, a Quadrilha Girassol levou o Guerreiro de Alagoas para os tablados do Agreste, Maceió e Pernambuco, rendendo diversos elogios e fazendo a cidade brilhar com a força da tradição. O folguedo também marcou presença no Natal, atraindo muitos espectadores encantados com o toque da identidade regional.

“A Prefeitura quer fortalecer e ensinar a população a valorizar todas as manifestações culturais locais. Eventos como o ‘Guerreiro na Praça’ trazem o melhor da cultura popular. É um enorme prazer ver a alegria, a curiosidade e o entrosamento dos girauenses com as apresentações, com o espaço teatral e com a criação de memórias bonitas por meio do conhecimento popular. O Guerreiro demonstra fé, apego, alegria e, principalmente, promove a educação sobre o passado e sobre como o futuro cultural será carregado pelas próximas gerações”, afirmou o secretário.
Ainda durante a noite mágica, as crianças se divertiram com o bumba-meu-boi, ouviram poesias em forma de cantigas e os mais velhos relembraram como é bom iniciar o ano com lazer e diversão cheios de significado ancestral. O evento foi encerrado com agradecimentos, música, beleza e muitos sorrisos sinceros.
Últimas notícias
Criança de sete anos morre após se afogar no Rio São Francisco
Bandidos roubam o carro da cantora Alcione no Rio de Janeiro
Trabalho remoto em alta: o que você precisa para ter uma estrutura mais estável em casa
Polícia Civil prende grupo suspeito de estupro coletivo contra criança de 11 anos
Polícia Civil prende suspeito de matar ex-namorada do irmão por vingança no Sertão
Abastecimento de água será interrompido em Colônia Leopoldina na quarta (14)
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
