Cultura

No Dia de Reis, Girau do Ponciano realiza apresentação cultural com tradição popular

Praça Vereador Elói Cabral foi palco do evento “Guerreiro na Praça” e reuniu famílias

Por 7Segundos com Ascom Girau do Ponciano 07/01/2026 14h02
No Dia de Reis, Girau do Ponciano realiza apresentação cultural com tradição popular
A noite serviu, mais uma vez, para resgatar a essência do folguedo regional e evidenciar a força da fé nordestina junto as raízes culturais e populares - Foto: Assessoria

Celebrar a tradição e a cultura alagoana já virou uma marca registrada da cidade de Girau do Ponciano. Nesta segunda-feira (6), Dia de Reis, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), celebrou o nascimento do menino Jesus, contando a história dos três reis magos em forma de dança e teatro.

O momento, que marca o fim das festividades natalinas, contou com a apresentação do grupo Guerreiro Campeão do Trenado e encantou as famílias girauenses com cores, folclore, brincadeiras e muita alegria. A noite serviu, mais uma vez, para resgatar a essência do folguedo regional e evidenciar a força da fé nordestina junto as raízes culturais e populares.

O palco das apresentações culturais foi a Praça Vereador Elói Cabral, localizada ao lado da Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A plateia reuniu crianças, adolescentes, adultos e idosos. Relembrando manifestações folclóricas antigas, o Reisado Alagoano é uma das maiores celebrações nordestinas de vínculo cristão, marcada também pela presença das tradições africanas e indígenas.

Com suas cores vibrantes e a contação de histórias sobre a peregrinação dos reis magos, os mais de vinte integrantes do grupo cultural mostraram como o folguedo homenageia a identidade e o orgulho regional. Mestra Iraci, representante mais antiga do meio artístico e filha do fundador da equipe de reisado, Mestre Nivaldo Abdias, atua na tradição desde os quatro anos de idade e, hoje, aos 68 anos, continua mantendo a animação e levando o Guerreiro por todo o estado.

“O Guerreiro de Alagoas precisa ser celebrado. Nossa cultura é importante, e cada apresentação carrega um pouco do amor pelas brincadeiras, pela dança e pela fé. Lutamos há mais de 30 anos para manter a memória popular viva, e é gratificante ver o público participar e viver um pouco da raiz popular. Somos uma equipe com histórias passadas de pai para filhos e seguiremos entre netos e junto aos que amam o Guerreiro e os demais folguedos alagoanos. É uma honra ver que Girau segue dando oportunidade ao cortejo regional”, declarou Mestra Iraci.

De acordo com o secretário de Cultura, Marcelo Braga, os projetos culturais em Girau do Ponciano vão além da valorização artística. Para ele, resgatar atrações antigas envolve a população, fortalece o orgulho local e contribui para a educação cultural, ao mostrar como surgiu cada manifestação. O município vem investindo na disseminação da cultura popular e abrindo espaço para artistas da terra e da região, com o objetivo de valorizar a produção, a criatividade e o resgate do patrimônio imaterial e cultural.

No ano passado, a Quadrilha Girassol levou o Guerreiro de Alagoas para os tablados do Agreste, Maceió e Pernambuco, rendendo diversos elogios e fazendo a cidade brilhar com a força da tradição. O folguedo também marcou presença no Natal, atraindo muitos espectadores encantados com o toque da identidade regional.

“A Prefeitura quer fortalecer e ensinar a população a valorizar todas as manifestações culturais locais. Eventos como o ‘Guerreiro na Praça’ trazem o melhor da cultura popular. É um enorme prazer ver a alegria, a curiosidade e o entrosamento dos girauenses com as apresentações, com o espaço teatral e com a criação de memórias bonitas por meio do conhecimento popular. O Guerreiro demonstra fé, apego, alegria e, principalmente, promove a educação sobre o passado e sobre como o futuro cultural será carregado pelas próximas gerações”, afirmou o secretário.

Ainda durante a noite mágica, as crianças se divertiram com o bumba-meu-boi, ouviram poesias em forma de cantigas e os mais velhos relembraram como é bom iniciar o ano com lazer e diversão cheios de significado ancestral. O evento foi encerrado com agradecimentos, música, beleza e muitos sorrisos sinceros.