Arapiraca

Jovem faz apelo por cirurgia após grave acidente e risco de paraplegia em Arapiraca

Internado no Hospital de Emergência do Agreste, jovem de Santana do Ipanema aguarda cirurgia na coluna desde novembro

Por 7Segundos 08/01/2026 16h04 - Atualizado em 08/01/2026 17h05
Jovem faz apelo por cirurgia após grave acidente e risco de paraplegia em Arapiraca
Rendrickson Samuel, de 19 anos, está internado no Hospital de Emergência do Agreste à espera de cirurgia na coluna após grave acidente - Foto: Acervo pessoal

O jovem Rendrickson Samuel Silva Chagas, de 19 anos, vive dias de angústia internado no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Natural de Santana do Ipanema, ele aguarda, sem previsão, uma cirurgia considerada essencial para evitar o risco de paraplegia após um grave acidente de trânsito ocorrido no dia 20 de novembro de 2025.

Segundo relato do próprio jovem, o acidente aconteceu logo após sair do trabalho. Durante o trajeto de volta para casa, Rendrickson foi surpreendido por um motociclista que atravessou repentinamente à sua frente. Ele tentou desviar, mas acabou colidindo na traseira da moto, sendo arremessado de forma violenta.

Com o impacto, o jovem sofreu lesões graves na coluna, atingindo a região torácica. Desde então, permanece hospitalizado, imobilizado em uma cama, enfrentando dores constantes e o medo de perder os movimentos das pernas.

“Estou correndo o risco de ficar paraplégico. Preciso dessa cirurgia para voltar a ser quem eu era antes. O tempo passa e nada muda. Já chorei quase todos os dias pedindo ajuda a Deus”, desabafou Rendrickson.

De acordo com o jovem, até o momento não houve avanço para a realização do procedimento pelo sistema público de saúde, o que aumenta a aflição da família. Ele faz um apelo para que autoridades, profissionais da saúde ou instituições possam ajudar a viabilizar a cirurgia, seja por meio de transferência para outra unidade ou liberação do procedimento.

“Sem essa cirurgia, minha vida vai totalmente para baixo. Só quero uma chance de voltar a viver, sorrir e fazer as pessoas felizes como antes”, afirmou.