Justiça

Moradores acionam Justiça contra construtora por abandono de reparos em condomínio de Arapiraca

Vazamentos recorrentes, buracos no calçamento e risco a moradores motivaram ação judicial contra a empresa responsável pela obra

Por 7Segundos 26/01/2026 11h11 - Atualizado em 26/01/2026 11h11
Moradores acionam Justiça contra construtora por abandono de reparos em condomínio de Arapiraca
Buracos que surgiram em pouco tempo tem causado prejuízos a moradores - Foto: Reprodução

Moradores de um Condomínio Residencial Alto do Morro, em Arapiraca, ingressaram com uma ação judicial contra a construtora responsável pela obra, após uma série de problemas estruturais que, segundo o síndico, vêm sendo ignorados pela empresa desde a entrega do empreendimento. A principal queixa envolve vazamentos na rede de encanação, que teriam provocado danos ao solo, ao calçamento e comprometido o fornecimento de água em diversos imóveis.

De acordo com o síndico do condomínio, Paulo Marcelo Cunha, os problemas começaram a surgir com o avanço da ocupação do residencial. Inicialmente, foram identificados vazamentos frequentes e o surgimento de buracos em áreas comuns, consequência direta da perda de areia sob o calçamento.

“A gente ficou à mercê da empresa. Em alguns momentos, os próprios moradores precisaram tirar dinheiro do bolso para tapar buracos e minimizar danos que são de responsabilidade da construtora”, relatou.

Ainda segundo Paulo Marcelo, em períodos de vazamento mais intenso, moradores chegaram, e ainda chegam, a ter o fornecimento de água comprometido. Diante da persistência dos problemas, a administração do condomínio contratou um engenheiro para realizar um laudo técnico. O profissional apontou a causa provável dos danos, reforçando a necessidade de intervenção estrutural adequada.

Com base nesse laudo, os moradores decidiram ajuizar uma ação contra a construtora. O processo já tramita na Justiça e, conforme o síndico, uma decisão recente determinou que a empresa seja intimada a se manifestar formalmente, explicando as causas dos problemas e sua responsabilidade sobre eles.

O caso ganhou ainda mais gravidade após um episódio recente em que a pressão da água teria removido a areia sob o calçamento, mantendo a superfície aparentemente intacta. No entanto, ao estacionar no local, um veículo acabou cedendo com o piso e ficou preso no buraco formado de forma oculta.

“O calçamento estava inteiro por cima, só com um pequeno sinal. Quando o carro passou, cedeu tudo”, explicou Paulo Marcelo.

O 7Segundos tenta entrar em contato com a construtora responsável.