Anistia deve facilitar retorno dos opositores de Maduro à Venezuela
Projeto de anistia apresentado por Delcy Rodríguez tem pontos que podem beneficiar opositores, como María Corina Machado e Edmundo González
A anistia para presos políticos na Venezuela, que foi aprovada em primeira votação na Assembleia Nacional nesta quinta-feira (5), tem pontos que podem beneficiar a líder da oposição venezuelana, María Corina Machado. A informação consta no texto do projeto de lei obtido pelo Metrópoles.
Em um dos 29 artigos, está prevista a garantia de retorno de cidadãos venezuelanos ao país. Para isso, o projeto de anistia prevê o “levantamento de todos os alertas migratórios, mandados de prisões nacionais e notificações da Interpol” relacionados aos crimes anistiados pela lei.
Impedida de concorrer as contestadas eleições venezuelanas de 2024, Machado é alvo de investigações na Justiça da Venezuela desde o fim do pleito, e vivia escondida depois da votação. A líder da oposição venezuelana viajou até a Noruega após vencer o Prêmio Nobel da Paz de 2025, cuja medalha ela entregou recentemente ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Além da María Corina Machado, a anistia também poderá facilitar o retorno do ex-diplomata Edmundo González à Venezuela. Ele concorreu à presidência contra Maduro e buscou asilo político na Espanha após ser alvo de um mandado de prisão emitido por autoridades chavistas.
Segundo o documento obtido pela reportagem, não serão anistiados presos políticos ligados a crimes de guerra ou contra a humanidade, violações aos direitos humanos, homicídio doloso, tortura, sequestro, tráfico, entre outros.
Apresentada pela presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, a lei de anistia venezuelana é mais um aceno positivo aos interesses de Trump no país.
Desde a queda de Nicolás Maduro, no início do ano, a nova administração venezuelana tem realizado um movimento de aproximação com os Estados Unidos — ainda que o atual governo seja composto por figuras ligadas ao chavismo.
Últimas notícias
Em fórum, Brasil e Rússia defendem energia nuclear para fins pacíficos
“Não tenho pressão sobre ele”, diz presidente do PT sobre Haddad
Acusado de assédio sexual, Buzzi apresenta atestado médico de 10 dias
Moraes manda governo do RJ enviar à PF imagens de Operação Contenção
Anistia deve facilitar retorno dos opositores de Maduro à Venezuela
Exportações aos EUA caem 25,5% em janeiro, mas vendas à China sobem
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
