Política

Renan Filho desafia cúpula do MDB e descarta Temer como candidato à Presidência

O ministro defende que o partido faça uma composição com o presidente Lula

Por Felipe Ferreira 11/02/2026 13h01 - Atualizado em 11/02/2026 13h01
Renan Filho desafia cúpula do MDB e descarta Temer como candidato à Presidência
Michel Temer e Renan Filho - Foto: Agência Brasil

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), contrariou a direção nacional de seu partido e descartou a possibilidade do ex-presidente Michel Temer (MDB) disputar o Palácio do Planalto neste ano.

A possível candidatura de Temer foi defendida pelo presidente nacional do MDB Baleia Rossi. O ex-governador de Alagoas, no entanto, acredita que o nome de Temer não une o grupo.

“O MDB hoje tem dificuldade de se unir, seja qual for a candidatura. É difícil unir o partido nesse momento, sobretudo uma candidatura que não está [oficialmente] colocada”, disse, referindo-se a Temer.

O ministro já deixou claro, em recente entrevista, que apoia uma composição entre o MDB e o PT. O caminho, segundo Renan Filho, seria a indicação de um emedebista como vice na chapa de reeleição de Lula.

A possibilidade de indicar um vice do MDB, segundo Temer, é remota dada a divisão interna do partido. Diretórios do sul e sudeste fazem oposição ao governo federal, enquanto emedebistas do Norte e Nordeste apoiam a união com o petista.

Ainda sobre a chapa majoritária, Renan Filho disse que as decisões do partido serão tomadas em convenção partidária.

“É complexo unir o partido. Mas, diferentemente de outros partidos, o MDB fará convenção partidária e tomará a decisão democraticamente, enquanto outras legendas tomam a decisão com base em uma escolha do presidente partidário”, concluiu o ministro.