Bebia tradicional vira principal suspeita de intoxicação em massa no Sertão
Investigação aguarda resultado de exames do Lacen para confirmar se bebida tem relação com internações; morte de homem de 36 anos ainda não foi associada ao caso
A bebida alcoólica conhecida popularmente como "Raizada" passou a ser a principal hipótese investigada pelas autoridades no caso de suspeita de intoxicação que mobilizou equipes de saúde em Pariconha, no Alto Sertão de Alagoas, nesse domingo (26). O episódio resultou na internação de sete homens e na morte de um deles, embora ainda não exista confirmação de que o óbito tenha sido provocado pela possível intoxicação.
As investigações tiveram início após diversos frequentadores da feira livre do município apresentarem sintomas compatíveis com intoxicação. Inicialmente, a suspeita recaía sobre um caldo conhecido como "rapa de pau", comercializado no local. Com o avanço das apurações, a bebida alcoólica "Raizada" passou a ser considerada a principal linha de investigação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Pariconha, as sete vítimas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia. Um dos pacientes, identificado como Gilberto Alves Vicente, de 36 anos, morreu após dar entrada na unidade hospitalar.
Apesar da coincidência entre os casos, as autoridades reforçam que ainda não há elementos que comprovem que a morte de Gilberto tenha sido causada pela suspeita de intoxicação. A confirmação dependerá dos exames periciais e das análises laboratoriais conduzidas pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen).
No boletim divulgado anteriormente pela Secretaria Municipal de Saúde, foi informado que, entre os sete pacientes, duas pessoas permaneciam entubadas e outras quatro continuavam em observação médica. O estado de saúde dos internados segue sendo acompanhado pelas equipes médicas.
A Vigilância Sanitária recolheu amostras da bebida suspeita para análise. O material será submetido a exames no Lacen, responsável por identificar a possível presença de substâncias tóxicas ou qualquer outra irregularidade que possa ter provocado as intoxicações.
Enquanto os resultados não são concluídos, a Prefeitura de Pariconha afirma que mantém todas as medidas sanitárias e investigativas em andamento e orienta a população a aguardar as informações oficiais. A Polícia Civil e os demais órgãos competentes também acompanham o caso, que segue sob investigação.
Veja também
Últimas notícias
Mercado eleva projeção de inflação para 4,99% e reduz PIB para 1,86%
Deputado Fabio Costa direcionou quase R$ 2 milhões em áreas de Santana do Ipanema
Davi Davino Filho é quem mais cresce e chega a 28% na corrida pelo Senado
Delmiro Gouveia receberá Complexo industrial do Eco Polo Nordeste
Beneficiários com NIS de final 8 recebem Bolsa Família de setembro
14ª Cavalgada Amigos do Zé Pacheco leva alegria e festa à São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
