Governo Federal reconhece situação de emergência em Senador Rui Palmeira
Reconhecimento foi oficializado nesta quinta-feira (13)
O Governo Federal, por meio da Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em mais 20 cidades afetadas por desastres, entre elas o município alagoano de Senador Rui Palmeira. As portarias com os reconhecimentos federais foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (13).
Passam por estiagem os municípios de Senador Rui Palmeira, em Alagoas; Irajuba e Lagoa Real, na Bahia; Itatira, no Ceará; Montalvânia e Padre Carvalho, em Minas Gerais; Catolé do Rocha, Congo, São Francisco e São Mamede, na Paraíba, e Carira, em Sergipe. Já Pio IX, no Piauí, e Itaú, no Rio Grande do Norte, enfrentam a seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.
Foram castigadas por fortes chuvas as cidade de Caseiros, Ilópolis e Taquari, no Rio Grande do Sul, enquanto Guaratuba, no Paraná, e Minas do Leão, também no Rio Grande do Sul, foram atingidas por vendaval.
Já os municípios de Anamã e Fonte Boa, no Amazonas, obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência por causa de inundações.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Veja também
Últimas notícias
Davi Davino Filho defende maioridade penal aos 14 anos contra aliciamento pelo tráfico
Ceci reúne apoiadores em arrastão na Branca de Atalaia ao lado de Arthur Lira e Alvinho
Rute Nezinho defende fortalecimento da rede de proteção contra a violência infantil
Fabio Costa reforça apoio a JHC e Marina e destaca união para Alagoas vencer
Com a divulgação da Real Time, Marina JHC lidera todos as pesquisas divulgadas nesta semana
Gabi Gonçalves reúne multidão no Clima Bom e destaca ações do mandato
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
