Tiririca se pronuncia após derrota como candidato a deputado pelo Ceará
No vídeo, o humorista repete sinal com as mãos em referência a dinheiro
O humorista e deputado federal Francisco Everardo Tiririca (PSD), o "Tiririca", se manifestou sobre sua derrota para a Câmara dos Deputados em um vídeo publicado nesta quinta-feira (8). Representando o Ceará pela primeira vez nesta eleição, o político obteve somente 5.536 votos. Como o PSD conquistou três vagas, ele fica na lista de suplentes do partido.
Na gravação, o parlamentar opina sobre o que acredita ter resultado na sua não recondução à Câmara dos Deputados mencionando um conselho familiar. "[Minha mãe] diz que santo de casa não obra milagre. Santo de casa não faz milagre, né? Isso eu aprendi nessas eleições", declara.
A publicação em que Tiririca fala sobre o assunto foi feita em um formato que simula uma entrevista conduzida por uma pessoa que não aparece no vídeo. Segundo a legenda que acompanha a postagem, essa foi a primeira parte do pronunciamento.
Um segundo questionamento é feito ao político durante a gravação: se estaria nervoso com a situação, por conta de supostos sinais de nervosismo diante da câmera. No movimento das mãos, ele repete um gesto que remete a dinheiro.
"Adquiri esse tique (tipo de movimento ou som súbito, involuntário e repetitivo) na campanha, fazendo as ruas, junto com o pessoal, inclusive fui bem recebido e bem tratado", explica.
Por fim, o homorista-deputado destaca um fator que diz ter ocasionado seu fraco desempenho no pleito. "Acho que a política no Ceará é muito séria. Eu acho que eu brinquei muito", fala Tiririca, mantendo o gesto referente a dinheiro.
Redução de votos
Natural de Itapipoca, no Litoral Oeste do estado, Tiririca ficou famoso nos anos 1990 com o sucesso musical de "Florentina" e participações em programas de humor na televisão. A carreira artística dele teve início no circo.
Em 2010, na sua primeira campanha, Tiririca usava frases como "Vote no abestado" e "Pior que tá não fica". Em uma das peças de propaganda, ele dizia: "Você sabe o que faz um deputado federal? Eu também não. Vote em mim que eu te conto".
Tornou-se o candidato a deputado federal mais votado do Brasil naquela eleição, ao obter mais de 1,3 milhão de votos como membro do extinto Partido da República (PR). O efeito da votação expressiva dele ajudou a eleger outros candidatos da coligação.
Ele chegou ao Congresso Nacional representando São Paulo e seguiu com o mesmo domicílio eleitoral nas disputas seguintes, até que mudou para o Ceará em novembro de 2025 — junto com sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD).
Ao assumir o cargo eletivo pela primeira vez, teve que provar para a Justiça Eleitoral que sabia ler e escrever. O caso foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu em 2013 pelo entendimento de que Tiririca era alfabetizado.
Nas eleições de 2014, Tiririca reduziu a amplitude da votação e conseguiu cerca de 1 milhão de votos. A tendência de redução se manteve em 2018, quando obteve 453,8 mil votos. Em 2022, o quantitativo foi ainda menor: 71,7 mil eleitores confiaram seus votos no político e ele ficou em último lugar entre os eleitos.
Veja também
Últimas notícias
Justiça determina que Governo de Alagoas libere acesso de JHC a sistemas estaduais em 24 horas
Sistema de abastecimento de água passa por testes em Passo de Camaragibe
Município de Campo Grande é condenado a adequar despesas com Poder Executivo
Polícia Civil procura suspeitos de matar gata Camila Regina em Maceió
Artista de Penedo faz sucesso nas redes e registra marca na Registartt
SUS detecta quase 10 mil testes positivos para HPV de alto risco
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
