Leo Jaime faz aulas de balé e combate gordofobia: “Gordo é julgado como mau caráter”
Levantando a bandeira contra o preconceito e o machismo, Leo tem conquistado fãs e incentivadores ao compartilhar suas aulas de balé
Aos 60 anos de idade, Leo Jaime decidiu desafiar-se. O cantor se tornou uma sensação na internet ao compartilhar em suas redes as aulas de balé clássico que tem participado, no Rio de Janeiro.
Levantando a bandeira contra a gordofobia e o machismo, Leo tem conquistado fãs com a prática da dança. Famosos e anônimos marcam presença em suas postagens com palavras de incentivo. “Que demais !”, escreveu Serginho Groisman. “Te admiro tanto, Leo !!!”, disse outra seguidora.
O artista já havia praticado esta modalidade de dança, há muito tempo, mas confessa que por algum tempo adiou o retorno e se deixou pela narrativa de que não tinha “o corpo ideal” – que logo caiu por terra.
“Essa mentalidade mudou depois que eu participei da Dança dos Famosos, no Faustão. Ali eu me libertei e vi que eu podia dançar o que quisesse. Depois do Dança, fiz aula de hip hop, de sapateado até que comecei a fazer bale clássico há uns dois anos. Por conta da pandemia, eu fiquei parado por alguns meses e, agora retomei e não pretendo mais deixar de lado. Tem me feito um bem danado para o corpo e para a alma”, disse em entrevista a Vogue.
Leo garantiu que leva a prática do balé a sério, apesar de não ter pretensão de ser um bailarino profissional, ele afirmou que é um aluno aplicado e esforçado. “Meu único objetivo com o balé é estar ali sendo feliz”, destacou.
Quando o cantor decidiu expor ao público a decisão de praticar balé, uma onda de críticas surgiu, mas, segundo ele, estes posicionamentos negativos ficam pequenos perto do incentivo e dos depoimentos positivos que tem recebido.
Além das opiniões desagradáveis, Leo se deparou ainda com a gordofobia. “A pessoa acha que a ‘crítica’ é para o seu bem. A pessoa te humilha, te coloca para baixo, mas diz que está dizendo aquilo para o seu bem. Eu vou te destruir para o seu bem, sabe?”, ressaltou.
“É aí que a gente percebe que todo mundo se sente pressionado pelos padrões de beleza. Até as pessoas que estão dentro do padrão, estão sofrendo pressão. E aí passam a te julgar moralmente. O gordo é julgado como mau caráter, que não tem força de vontade, que não tem vergonha na cara”, desabafou Leo.