Gilberto Gil toma posse de cadeira na Academia Brasileira de Letras
O artista vai ocupar o assento que antes era do jornalista Murilo Melo Filho
Desde o mês de novembro de 2021, a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL) tem um novo “dono”! Gilberto Gil, foi eleito com maioria absoluta (21 votos), ocupando a vaga que pertencia ao jornalista Murilo Melo Filho, que morreu em maio 2021.
Nesta sexta-feira, 08 de abril ele finalmente tomará posse às 21h, mas já está provando o fardão para o evento, conforme imagens registradas por Flora Gil, esposa do artista.
Na época da eleição, o presidente da ABL, Marco Lucchesi, rasgou elogios a Gilberto Gil, afirmando que ele une a cultura erudita e popular: “Para Darcy, o pássaro da cultura tinha duas asas. Uma delas era erudita e a outra popular. Para que o pássaro possa voar mais longe, ele precisa das duas asas. Certamente, Gilberto Gil é esse traço de união entre a cultura erudita e popular”.
"Canta e pensa esse país; provou o exílio, em um momento muito difícil da nação; ocupou cargos importantes, como o Ministério da Cultura. Enfim, é um homem poliédrico, que representa parte essencial desses últimos anos do século 20 e do início do século 21”, disse Marco, que continuou: "Portanto, ele é um homem que tem muitos traços de união: a política e a poética; século 20 e século 21; a tropicália e o modernismo. Ele é uma figura de extrema riqueza e, certamente, é muito bem-vindo agora como acadêmico, na casa de Machado de Assis”, completou.
Gilberto Gil se emocionou com eleição
No dia da eleição, Gilberto Gil expressou sua felicidade com a conquista: “Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha”.
O músico acompanhou toda a votação na casa de amigos, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro e atualmente, ele é o segundo negro a ocupar uma cadeira na ABL.
Ao jornal Nacional, da TV Globo, Gilberto Gil disse: “Não são só os poetas, enfim, classicamente considerados aqueles que escrevem poemas, publicam livros e etc, mas é um autor de canções populares, de música popular.
"Uma boa quantidade delas, são 600 pelo menos, algumas com reconhecida qualidade literária, o que é um aspecto também que deve ser considerado”, disse Gil.
“Muito do acolhimento dado pelos acadêmicos se deve ao fato de que há uma reconhecida qualidade no meu trabalho poético, na minha escritura como compositor”, concluiu Gilberto Gil.
Últimas notícias
Polícia Civil prende mulher investigada por estelionato em São Miguel dos Campos
Programa Peixe do Povo garante distribuição de mais de 100 toneladas de peixe em Rio Largo
DMTT regulamenta compartilhamento de bicicletas e patinetes elétricos em Maceió
Prefeitura de Palmeira dos Índios organiza grande ação para distribuição de peixes
Ministério Público promove Luciano Romero a procurador de Justiça em Alagoas
MP recomenda que Câmaras Municipais anulem eleições antecipadas das Mesas Diretoras
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
