Gilberto Gil toma posse de cadeira na Academia Brasileira de Letras
O artista vai ocupar o assento que antes era do jornalista Murilo Melo Filho
Desde o mês de novembro de 2021, a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL) tem um novo “dono”! Gilberto Gil, foi eleito com maioria absoluta (21 votos), ocupando a vaga que pertencia ao jornalista Murilo Melo Filho, que morreu em maio 2021.
Nesta sexta-feira, 08 de abril ele finalmente tomará posse às 21h, mas já está provando o fardão para o evento, conforme imagens registradas por Flora Gil, esposa do artista.
Na época da eleição, o presidente da ABL, Marco Lucchesi, rasgou elogios a Gilberto Gil, afirmando que ele une a cultura erudita e popular: “Para Darcy, o pássaro da cultura tinha duas asas. Uma delas era erudita e a outra popular. Para que o pássaro possa voar mais longe, ele precisa das duas asas. Certamente, Gilberto Gil é esse traço de união entre a cultura erudita e popular”.
"Canta e pensa esse país; provou o exílio, em um momento muito difícil da nação; ocupou cargos importantes, como o Ministério da Cultura. Enfim, é um homem poliédrico, que representa parte essencial desses últimos anos do século 20 e do início do século 21”, disse Marco, que continuou: "Portanto, ele é um homem que tem muitos traços de união: a política e a poética; século 20 e século 21; a tropicália e o modernismo. Ele é uma figura de extrema riqueza e, certamente, é muito bem-vindo agora como acadêmico, na casa de Machado de Assis”, completou.
Gilberto Gil se emocionou com eleição
No dia da eleição, Gilberto Gil expressou sua felicidade com a conquista: “Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha”.
O músico acompanhou toda a votação na casa de amigos, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro e atualmente, ele é o segundo negro a ocupar uma cadeira na ABL.
Ao jornal Nacional, da TV Globo, Gilberto Gil disse: “Não são só os poetas, enfim, classicamente considerados aqueles que escrevem poemas, publicam livros e etc, mas é um autor de canções populares, de música popular.
"Uma boa quantidade delas, são 600 pelo menos, algumas com reconhecida qualidade literária, o que é um aspecto também que deve ser considerado”, disse Gil.
“Muito do acolhimento dado pelos acadêmicos se deve ao fato de que há uma reconhecida qualidade no meu trabalho poético, na minha escritura como compositor”, concluiu Gilberto Gil.
Últimas notícias
Comoção e revolta marcam sepultamento de enfermeiro assassinado em motel de Arapiraca
Durante evento em Porto Calvo, Dantas reforça apoio à candidatura de Renan Filho ao governo
Deputado compara demarcação de terras em Palmeira dos Índios ao afundamento do solo em Maceió
Prefeito Petrúcio Barbosa e vice-prefeito alcançam 83% de aprovação à frente da gestão municipal de Igaci
Quem era Wagner Rodrigues, homem que morreu em incêndio em Marechal Deodoro
Febre do skincare infantil escancara tendência da adultização precoce
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
