Gilberto Gil toma posse de cadeira na Academia Brasileira de Letras
O artista vai ocupar o assento que antes era do jornalista Murilo Melo Filho
Desde o mês de novembro de 2021, a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL) tem um novo “dono”! Gilberto Gil, foi eleito com maioria absoluta (21 votos), ocupando a vaga que pertencia ao jornalista Murilo Melo Filho, que morreu em maio 2021.
Nesta sexta-feira, 08 de abril ele finalmente tomará posse às 21h, mas já está provando o fardão para o evento, conforme imagens registradas por Flora Gil, esposa do artista.
Na época da eleição, o presidente da ABL, Marco Lucchesi, rasgou elogios a Gilberto Gil, afirmando que ele une a cultura erudita e popular: “Para Darcy, o pássaro da cultura tinha duas asas. Uma delas era erudita e a outra popular. Para que o pássaro possa voar mais longe, ele precisa das duas asas. Certamente, Gilberto Gil é esse traço de união entre a cultura erudita e popular”.
"Canta e pensa esse país; provou o exílio, em um momento muito difícil da nação; ocupou cargos importantes, como o Ministério da Cultura. Enfim, é um homem poliédrico, que representa parte essencial desses últimos anos do século 20 e do início do século 21”, disse Marco, que continuou: "Portanto, ele é um homem que tem muitos traços de união: a política e a poética; século 20 e século 21; a tropicália e o modernismo. Ele é uma figura de extrema riqueza e, certamente, é muito bem-vindo agora como acadêmico, na casa de Machado de Assis”, completou.
Gilberto Gil se emocionou com eleição
No dia da eleição, Gilberto Gil expressou sua felicidade com a conquista: “Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha”.
O músico acompanhou toda a votação na casa de amigos, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro e atualmente, ele é o segundo negro a ocupar uma cadeira na ABL.
Ao jornal Nacional, da TV Globo, Gilberto Gil disse: “Não são só os poetas, enfim, classicamente considerados aqueles que escrevem poemas, publicam livros e etc, mas é um autor de canções populares, de música popular.
"Uma boa quantidade delas, são 600 pelo menos, algumas com reconhecida qualidade literária, o que é um aspecto também que deve ser considerado”, disse Gil.
“Muito do acolhimento dado pelos acadêmicos se deve ao fato de que há uma reconhecida qualidade no meu trabalho poético, na minha escritura como compositor”, concluiu Gilberto Gil.
Últimas notícias
Equipes alagoanas vencem Hackathon Oxetech e dividem R$ 20 mil em prêmios no Inova Penedo
Corações da Paz nas Escolas leva cidadania e prevenção à violência ao Benedito Bentes
Pescadores fisgam pintado de cerca de 50 quilos às margens de prainha no interior de SP
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
Últimos corpos de pessoas assassinadas em operação no Rio deixam o IML
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
