Quadrinista brasileira acusa Netflix de copiar seu HQ: 'Já chorei horrores'
Por meio do Twitter, a artista — que desenha e escreve histórias em quadrinhos publicou uma lista de similaridades

A ilustradora e quadrinista brasileira Mary Cagnin usou as redes sociais, na madrugada de hoje, para denunciar a Netflix por plagiar seu HQ "Black Silence", publicado em 2016, para produzir a série de sucesso "1889".
Por meio do Twitter, a artista — que desenha e escreve histórias em quadrinhos publicou uma lista de similaridades entre o seu trabalho e a série, inclusive exibindo imagens que se assemelham ao que é exibido na produção da Netflix, e confessou que chorou por não ter seu trabalho reconhecido.
Já chorei horrores. Meu sonho sempre foi ser reconhecida pelo meu trabalho nacionalmente e internacionalmente. E ver uma coisa dessas acontecendo realmente parte meu coração. Sabemos que no Brasil temos poucas oportunidades para mostrar nosso trabalho e ser reconhecido por ele.Mary Cagnin
A artista afirma que um ano após a publicação de seu HQ foi convidada para participar de uma Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, e distribuiu o seu trabalho para "inúmeros editores e pessoas do ramo". Ela acredita que alguém possa ter levado a sua ideia adiante após tomar conhecimento da criação.
"Participei de painéis e distribuí o quadrinho "Black Silence" para inúmeros editores e pessoas do ramo. Não é difícil de imaginar o meu trabalho chegando neles. Eu não só entreguei o quadrinho físico como disponibilizei a versão traduzida para o inglês", relatou.
Tive a oportunidade que muitos quadrinistas nunca tiveram: de poder mostrar meu trabalho para o público internacional. Gente. Eu dei palestras. Falei sobre o plot. Apresentei para pessoas influentes da área. O negócio é sério.Mary Cagnin
A quadrinista ainda disponibilizou um link em que seu HQ está na íntegra e pediu ajuda dos seguidores para encontrar novas similaridades entre a obra e a produção da Netflix.
Cagnin declarou que está se informando sobre quais medidas poderá tomar diante das várias similaridades encontradas entre seu trabalho e a série.
"A gente não pode achar que só porque somos brasileiros devemos aceitar esse tipo de menosprezo e indiferença. Temos inúmeros casos de gringos copiando a gente, em filmes, séries e músicas. Como o caso do filme "As aventuras de Pi" que foi copiado de um livro brasileiro", finalizou.
Splash procurou Mary Cagnin para colher mais detalhes da acusação e a Netflix para saber se haverá uma manifestação sobre a denúncia, mas ambos não responderam até a publicação da matéria. O espaço segue aberto para ambas manifestação.
Últimas notícias

1ª Corrida da Inclusão: prefeitura realiza ação esportiva para pessoas com deficiência em Girau do Ponciano

Especialistas do Hospital Dr. Ib Gatto atuam para prevenir úlceras por pressão em pacientes

Ministério da Saúde passa a recomendar mamografia a partir dos 40 anos

Prefeita conquista implantação de Posto de Atendimento da Receita Federal em Novo Lino

Capítulo bíblico estampa embalagens de 900 kg de maconha apreendidas em São Sebastião

Interarte promete agitar cena cultural em Maragogi nesta quarta (24)
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
