Cinema

Criminoso finge ser Guillermo del Toro e mais diretores para aplicar golpes

Golpista prometia fazer filmes em troca dos direitos de escritores aspirantes

Por Omelete 01/02/2023 10h10
Criminoso finge ser Guillermo del Toro e mais diretores para aplicar golpes
Guillermo Del Toro - Foto: Getty Images / Dominik Bindl

Os diretores mexicanos Guillermo del Toro, Alfonso Cuaron e Amat Escalante e o produtor Diego Luna foram alvos de um golpista. De acordo com a Variety, o criminoso se passava pelos cineastas, entrava em contato com escritores aspirantes e prometia contratos de filmes em troca dos direitos autorais.

Esses golpes vêm acontecido há pelo menos dois anos. O blog Writer Beware revelou detalhes dos crimes com prints e a maneira que o cirminoso entrava em contato com as vítimas.

Del Toro e Cuaron se pronunciaram em suas contas do Twitter para alertar as pessoas de possíveis golpes:

“Por favor, não caia em golpes sobre reuniões de publicidade, aulas, conferências de material de pessoas que fingem ser, ou representam, eu ou qualquer diretor, a menos que venham de seus canais oficiais, – como este – e você pode verificá-los.” comentou Guillermo em seu Twitter.

“Eu sou o verdadeiro Alfonso Cuarón. Infelizmente, quero alertar sobre um golpista que está fingindo ser eu, enviando mensagens como: 'Proposta de Projeto de Filme', para levar as pessoas a financiar um projeto falso. Por favor, não pague nenhum dinheiro ou responda a essa pessoa.”; tweeta Alfonso Cuaron.