Hollywood: roteiristas e estúdios chegam a acordo para encerrar greve
Acordo feito entre WGA e os estúdios de Hollywood ainda precisa ser aprovado por cerca de 11 mil membros. Atores seguem em greve
O Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos (WGA) chegou a um acordo com a associação que representa os estúdios de Hollywood, para encerrar a greve da categoria, iniciada em maio. O acordo ainda precisa ser votado e aprovado pelos mais de 11 mil membros do WGA.
Segundo a Variety, o sindicato já comunicou profissionais do setor sobre o acordo e sugeriu a aprovação dos termos. “Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional, com ganhos significativos e proteções para roteiristas em todos os setores de nossa filiação”, diz o comunicado disparado pelo WGA aos membros.
Enquanto isso, o Sindicato dos Atores (SAG) segue com as atividades paralisadas. A entidade de classe parabenizou o sindicato de roteiristas pelo acordo, mas salientou que continua em negociação para garantir os direitos dos atores.
“Enquanto ficamos ansiosos para conferir o acordo provisório do WGA e da AMPTP, continuamos comprometidos em atingir os termos necessários para nossos membros”, afirmou o SAG, em comunicado.
“Desde o dia que a greve do WGA começou, membro do SAG-Aftra ficaram ao lado dos roteiristas nos piquetes. Continuamos nossa greve em nosso contrato de TV/cinema e continuamos a pedir para que os presidentes-executivos de estúdios e plataformas de streaming e a AMPTP retornem à mesa e façam o acordo justo que nossos membros merecem e exigem.”
As demandas dos sindicatos dos atores e dos roteiristas incluem melhores condições de trabalho, pagamento justo de royalties de streaming, transparência no cálculo desses valores e regulamentação do uso de inteligência artificial (IA).
A última vez em que os sindicatos dos roteiristas e dos atores uniram forças em uma greve foi em 1960. A cooperação resultou em conquistas como a assistência médica e o pagamento de aposentadoria.