Celebridades

Pedro Bial acusa Meta de cumplicidade em crime cibernético

O apresentador da TV Globo soltou o verbo contra a empresa dona do Instagram e do Facebook após ter sua imagem usada em um vídeo fraudado

Por Metrópoles 18/01/2024 11h11
Pedro Bial acusa Meta de cumplicidade em crime cibernético
O apresentador da TV Globo contou que nenhum de seus pedidos para retirar o vídeo do ar teve retorno - Foto: Reprodução/Terra

Pedro Bial perdeu a paciência com a Meta, empresa dona do Instagram e do Facebook, na quarta-feira (17/01), e soltou o verbo após ter sua imagem usada em um vídeo fraudado. O apresentador da TV Globo denunciou que vem fazendo propaganda para um suposto produto milagroso contra calvície, que é tudo montagem e a companhia não responde aos seus pedidos de retirar a gravação do ar.

“Olá, gente! Já tem alguns meses que vem circulando na internet um vídeo deepfake da minha pessoa, anunciando um suposto produto milagroso contra calvície. A fraude não é nem tão bem feita, mas é o suficiente para enganar muita gente”, começou ele.

Em seguida, o jornalista relatou que vem recebendo denuncias direto: “E não há dia que passe que eu não receba o alerta de amigos e conhecidos, todos revoltados com essa falsificação publicitária. Imagina. E eu?”, questionou.

O apresentador da TV Globo contou que nenhum de seus pedidos para retirar o vídeo do ar teve retorno: “Eu e minha equipe já fizemos seguidas denúncias nos canais dessa rede social, sem nenhum resultado. Estou também na Justiça contra os fabricantes do tal remédio milagroso. Sigo os passos lentos dos processos jurídicos enquanto, na internet, a coisa só piora, se alastrando”.

E continuou seu desabafo: “Então, hoje eu acuso, acuso de cumplicidade nesse crime de falsificação, fraude e charlatanismo, a Meta, empresa dona do Instagram e do Facebook. Eu acuso, pois é um crime. E um crime para se realizar precisa de três fatores: a motivação para praticá-lo, mais os meios e oportunidades para tal”.

Logo depois, ele deu mais detalhes da cumplicidade da Meta no crime cibernético: “Pois bem, se a motivação é dos mercadores do falso remédio, o meio e as oportunidades são oferecidos pela Meta, que ainda lucra, ganha grana com esse golpe. Eu falo em meu nome, usando esse post como canal de defesa, mas o mesmo crime se repete com várias pessoas conhecidas, como, por exemplo, Dráuzio Varella, que tem sua imagem fraudada para que a Meta seja cúmplice noutros crimes contra a saúde pública”.

Pedro Bial ainda seguiu, mandando uma mensagem direta para os responsáveis pelas redes sociais: “Então vamos ver agora se a trilionária Meta, de Mark Zuckerberg, vai fazer alguma coisa, se vai reparar seu crime e compensar o estrago que faz, ou se vai apagar esse post denúncia. Eu acuso”, encerrou.

Amigos famosos do jornalista enviaram mensagens de apoio: “Já aconteceu comigo para ‘remédios’ que levam a emagrecimento. Nunca fiz anúncios de tais produtos”, relatou Fátima Bernardes. “Não dá mais para ficar sem regulamentação! Alô, Congresso! Estamos caminhando para um caos!‼️”, afirmou Paula Lavigne. “É revoltante, Pedro!”, comentou Roberta Miranda.

Seguidores do apresentador também se manifestaram: “Até que enfim alguém corajoso pra falar a verdade sobre a @meta. Meu insta parece revista de tanto anúncio, e a maioria de golpes. Já denunciei diversas vezes e a resposta que vem é que nada foi encontrado que justificasse minha denúncia. A Meta tem que ser responsabilizada, sim”, concordou um. “Pois
é, deplorável. Vivo denunciando posts de golpes direto e nada acontece”, escreveu outra. “Isso mesmo! Se faz necessária essa acusaçao!”, disse uma terceira.