Música

Liesa nega recurso contra comissão de frente da Viradouro

A decisão aconteceu em plenária realizada no fim da tarde desta quinta-feira (15)

Por Splash Uol 16/02/2024 09h09
Liesa nega recurso contra comissão de frente da Viradouro
A Viradouro seria campeã ainda que o recurso fosse aceito pela Liesa - Foto: Lucas Landau/UOL

A Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) negou o recurso apresentado contra a Unidos do Viradouro por excesso de componentes na comissão de frente. A decisão aconteceu em plenária realizada no fim da tarde desta quinta-feira (15).

Com a decisão, o resultado do Carnaval está mantido: A Viradouro é a campeã do Carnaval 2024 com 270 pontos. A agremiação apresentou o enredo "Arroboboi, Dangbé", que falava sobre o culto ao vodum serpente, trazendo a força da mulher negra através do culto à cobra sagrada e à sabedoria africana.

A escola seria campeã ainda que o recurso fosse aceito pela Liesa. A punição prevista pelo excesso de componentes na comissão é de 0,5 pontos, mas a Viradouro ficou 0,7 pontos na frente da Imperatriz Leopoldinense, a segunda colocada, que encerrou a apuração com 269,3 pontos.

Polêmica

As escolas Grande Rio, Mocidade Independente, Beija-Flor e Imperatriz Leopoldinense pediram a punição da Viradouro. As agremiações alegavam que ela levou para a Sapucaí mais de 15 componentes aparentes, o que violaria a regra dos desfiles.

A polêmica gira em torno de participantes que aparecem imóveis, escondidos sob palhas, em cima do elemento alegórico. Se contabilizados como integrantes mesmo quando imóveis, o número total de participantes seria superior a 15.