'Maníaco do Parque': protagonista do filme existiu na vida real?
O filme chegou ao Prime Video e mostra a trajetória de Francisco de Assis (Silvero Pereira), o assassino em série mais famoso do Brasil
"O Maníaco do Parque" chegou ao Prime Video e mostra a trajetória de Francisco de Assis (Silvero Pereira), o assassino em série mais famoso do Brasil. Preso em 1998, ele foi condenado pelo estupro e morte de 11 mulheres. O longa se propõe narrar a história real do Maníaco pela visão de Elena (Giovanna Grigio), uma jovem jornalista que se encarrega do caso e ajuda na descoberta da identidade do famigerado criminoso. No entanto, Elena nunca existiu.
A intenção com a criação da personagem foi promover uma "reparação histórica". Segundo o diretor Maurício Eça, acompanhar o longa pela visão de uma mulher faz com que a narrativa seja contada pelo olhar feminino.
"Escolhemos uma protagonista mulher que não existiu, que talvez seja a coisa mais ficção desse filme. Helena representa uma jornalista que vive numa redação tóxica, machista, e ela, buscando seu lugar ao sol, está ali lutando contra esses homens. Ela tem uma transformação nessa história. No momento ela descobre que essa história não é sobre o maníaco, é sobre essas mulheres, sobre essas vítimas." Maurício Eça
Sobre uma possível desinformação que o filme possa gerar, Thais Nunes, pesquisadora que ajudou na composição do roteiro, escrito por L.G. Bayão, defende que a criação de Elena junta diferentes pessoas da realidade em apenas uma. Caso o público sinta vontade —e necessidade— de saber exatamente como a investigação aconteceu, Nunes indica assistir à série documental "Maníaco do Parque: A História Não Contada", que chega ao Prime Video no dia 1º de novembro, com o documentário em áudio pela Audible, e conta com material exclusivo sobre o caso.
Eça defende que apenas Elena é ficcional, mas a história mostrada é real, assim como o pano de fundo. "Realmente aconteceu: o retrato falado publicado no jornal; a polícia ter chegado nele por uma denúncia. A Elena representa vários outros personagens, tanto jornalísticos quanto policiais", garante.
Veja também
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
