'Maníaco do Parque': protagonista do filme existiu na vida real?
O filme chegou ao Prime Video e mostra a trajetória de Francisco de Assis (Silvero Pereira), o assassino em série mais famoso do Brasil
"O Maníaco do Parque" chegou ao Prime Video e mostra a trajetória de Francisco de Assis (Silvero Pereira), o assassino em série mais famoso do Brasil. Preso em 1998, ele foi condenado pelo estupro e morte de 11 mulheres. O longa se propõe narrar a história real do Maníaco pela visão de Elena (Giovanna Grigio), uma jovem jornalista que se encarrega do caso e ajuda na descoberta da identidade do famigerado criminoso. No entanto, Elena nunca existiu.
A intenção com a criação da personagem foi promover uma "reparação histórica". Segundo o diretor Maurício Eça, acompanhar o longa pela visão de uma mulher faz com que a narrativa seja contada pelo olhar feminino.
"Escolhemos uma protagonista mulher que não existiu, que talvez seja a coisa mais ficção desse filme. Helena representa uma jornalista que vive numa redação tóxica, machista, e ela, buscando seu lugar ao sol, está ali lutando contra esses homens. Ela tem uma transformação nessa história. No momento ela descobre que essa história não é sobre o maníaco, é sobre essas mulheres, sobre essas vítimas." Maurício Eça
Sobre uma possível desinformação que o filme possa gerar, Thais Nunes, pesquisadora que ajudou na composição do roteiro, escrito por L.G. Bayão, defende que a criação de Elena junta diferentes pessoas da realidade em apenas uma. Caso o público sinta vontade —e necessidade— de saber exatamente como a investigação aconteceu, Nunes indica assistir à série documental "Maníaco do Parque: A História Não Contada", que chega ao Prime Video no dia 1º de novembro, com o documentário em áudio pela Audible, e conta com material exclusivo sobre o caso.
Eça defende que apenas Elena é ficcional, mas a história mostrada é real, assim como o pano de fundo. "Realmente aconteceu: o retrato falado publicado no jornal; a polícia ter chegado nele por uma denúncia. A Elena representa vários outros personagens, tanto jornalísticos quanto policiais", garante.
Veja também
Últimas notícias
Governo de AL divulga edital de R$ 3,76 milhões para quem deseja empreender
OPLIT recupera celular esquecido em veículo de aplicativo na Ponta Verde
Força-tarefa fiscaliza escolas da EJAI e verifica deficiências em Maceió
Colisão entre motocicletas deixa dois homens feridos em Arapiraca
"Salto pro extraordinário", dizia página de empresa de rope jump em Limeira
Prefeitura de Maragogi abre programação da Vila Junina da Gente neste sábado (13) com cultura, tradição e muito forró
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
