'Maníaco do Parque': protagonista do filme existiu na vida real?
O filme chegou ao Prime Video e mostra a trajetória de Francisco de Assis (Silvero Pereira), o assassino em série mais famoso do Brasil

"O Maníaco do Parque" chegou ao Prime Video e mostra a trajetória de Francisco de Assis (Silvero Pereira), o assassino em série mais famoso do Brasil. Preso em 1998, ele foi condenado pelo estupro e morte de 11 mulheres. O longa se propõe narrar a história real do Maníaco pela visão de Elena (Giovanna Grigio), uma jovem jornalista que se encarrega do caso e ajuda na descoberta da identidade do famigerado criminoso. No entanto, Elena nunca existiu.
A intenção com a criação da personagem foi promover uma "reparação histórica". Segundo o diretor Maurício Eça, acompanhar o longa pela visão de uma mulher faz com que a narrativa seja contada pelo olhar feminino.
"Escolhemos uma protagonista mulher que não existiu, que talvez seja a coisa mais ficção desse filme. Helena representa uma jornalista que vive numa redação tóxica, machista, e ela, buscando seu lugar ao sol, está ali lutando contra esses homens. Ela tem uma transformação nessa história. No momento ela descobre que essa história não é sobre o maníaco, é sobre essas mulheres, sobre essas vítimas." Maurício Eça
Sobre uma possível desinformação que o filme possa gerar, Thais Nunes, pesquisadora que ajudou na composição do roteiro, escrito por L.G. Bayão, defende que a criação de Elena junta diferentes pessoas da realidade em apenas uma. Caso o público sinta vontade —e necessidade— de saber exatamente como a investigação aconteceu, Nunes indica assistir à série documental "Maníaco do Parque: A História Não Contada", que chega ao Prime Video no dia 1º de novembro, com o documentário em áudio pela Audible, e conta com material exclusivo sobre o caso.
Eça defende que apenas Elena é ficcional, mas a história mostrada é real, assim como o pano de fundo. "Realmente aconteceu: o retrato falado publicado no jornal; a polícia ter chegado nele por uma denúncia. A Elena representa vários outros personagens, tanto jornalísticos quanto policiais", garante.
Veja também
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
