Cinema

Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres são indicados ao Oscar 2025

Longa brasileiro, dirigido por Walter Salles, concorrerá a Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro; Fernanda Torres, à Melhor Atriz

Por Metrópoles 23/01/2025 16h04
Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres são indicados ao Oscar 2025
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui fez história ao se tornar o primeiro filme brasileiro indicado na categoria de Melhor Filme no Oscar - Foto: Reprodução

O Brasil volta a figurar na cerimônia principal do Oscar. O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi escolhido, nesta quinta-feira (23), para concorrer em duas categorias – Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro – na premiação que será realizada em 2 de março. Esta é a primeira vez que uma produção brasileira é indicada para disputar o maior prêmio do cinema mundial na categoria Melhor Filme.

A atriz Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em Ainda Estou Aqui e encerra jejum de 26 anos sem uma brasileira concorrendo ao prêmio – Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, concorreu em 1999 como Melhor Atriz.

Esta é a primeira vez também, desde 1999 — com Central do Brasil, de Walter Salles —, que um filme brasileiro é indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

O último filme brasileiro a ser indicado ao Oscar foi o documentário Democracia em Vertigem, da diretora Petra Costa, que disputou como Melhor Documentário em 2020. Antes, a animação O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, concorreu na edição de 2016, mas perdeu a estatueta para Divertida Mente, da Pixar.

Ainda Estou Aqui nas premiações


O filme Ainda Estou Aqui estreou internacionalmente no Festival de Veneza de 2024, um dos mais prestigiados do mundo. Na ocasião, o filme fez parte da seleção oficial e garantiu o prêmio de Melhor Roteiro.

Na campanha para a indicação do longa ao Oscar, Fernanda Torres foi agraciada como Melhor Atriz Estrangeira pela Critics Choice Association no Celebration of Latino Cinema & Television.

A brasileira também foi escolhida como Melhor Atriz de Drama na cerimônia do Globo de Ouro. Na ocasião, ela afirmou que não esperava ganhar o prêmio e que já estava satisfeita apenas por ter sido indicada.