Marieta Severo e Andréa Beltrão falam de teatro que criaram há 20 anos
As atrizes Marieta Severo e Andréa Beltrão falam do orgulho e dos feitos do Poeira, teatro lançado por elas há exatos 20 anos
O teatro aproximou Marieta Severo de Andrea Beltrão. Grandiosas em tudo o que realizam, elas trabalharam juntas em produções memoráveis, tendo levantado juntas algumas delas. O primeiro encontro no palco deu-se em 1989, em “A estrela do lar”, obra-prima de Mauro Rasi (1949-2003), estrelada por Marieta e na qual Andrea também brilhou. Depois vieram “A Dona da História” (1996), seguida por “Sonata de Outono” (2005), “As Centenárias” (2007) e, mais recentemente, “O espectador” (2022).
De todas as produções que realizaram juntas, a mais arrojada delas aconteceu em 2005. Naquele ano, elas e o inesquecível diretor teatral Aderbal Freire Filho (1941-2023), deram ao Rio de Janeiro um teatro. Isso mesmo. No dia 23 de junho de 2025, o Teatro Poeira abria suas portas com a supracitada montagem de “Sonata de Outono”.
Marieta e Andréa falaram com NEW MAG sobre essas duas décadas que o equipamento lançado por elas completa. E chamam atenção para um fato: o local não é somente uma sala de espetáculos, mas um local voltado também ao aprendizado teatral, celeiro de novos talentos, uma vez que ali também são realizados cursos e oficinas ministrados por nomes de relevância, alguns deles internacionais.
– Mais de 5 mil pessoas estudaram no Poeira, onde tiveram aulas com mais de cem mestres – destaca Andréa sem disfarçar a euforia e a corujice pela empreitada: – O Poeira é um lugar maravilhoso!
E Marieta, atriz tarimbada que é, não perde a deixa e endossa os dados trazidos pela amiga e sócia.
– Muita gente de fora deu cursos e realizou diversas coisas, além das peças todas. Muitas coisas boas e muitas peças lindas passaram por lá – celebra ela, que, generosa, nos traz para dentro da celebração: – É uma alegria comemorar isso com vocês, do NEW MAG e do Metrópoles.
E desta vez, quem não deixa a peteca cair é Andréa, que chega junto:
– A gente agradece muito a oportunidade de estarmos aqui recebendo esses parabéns de vocês. Muito obrigada!
Quem agradece é o respeitável público, formado, em sua maioria, por cidadãos comuns – muitos deles fãs das duas atrizes – e por colegas que, munidos de sonhos e ousadia, fazem o milagre do teatro acontecer. Que venham mais 20 e outros 20 e tantos outros anos a mais!
Últimas notícias
Juiz determina internação psiquiátrica de jovem que matou a mãe no DF
Confira os números da Lotofácil 3713 sorteados hoje (17/6)
Senador Renan Calheiros prestigia lideranças em Sessão Solene em Cajueiro
Colisão frontal é registrada na ladeira do Catolé em Maceió
Ong Missão Pets realiza bazar beneficente no pátio da Paróquia Cristo Redentor em Arapiraca
Homem é morto e outro fica ferido em confronto com a polícia na Avenida Miguel Correia de Amorim em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
