Como é feita a 'Maria Louca', cachaça dos presos de Tremembé
Após o lançamento da série Tremembé, do Prime Video, a curiosidade sobre a “Maria Louca”, conhecida como “cachaça dos presos”, aumentou
Na série Tremembé, sucesso do Prime Video lançado na última sexta-feira (31/10), um detalhe curioso chamou a atenção do público: a bebida que aparece nas cenas de confraternização entre os detentos da “prisão dos famosos”. Trata-se da Maria Louca, uma cachaça artesanal e clandestina, preparada dentro das celas de presídios brasileiros.
A receita mistura cascas de frutas fermentadas, água, açúcar e fermento, que pode ser substituído por pão ou até arroz cru. O preparo acontece em garrafas PET, galões ou tambores tampados, onde o líquido fica fermentando por até quinze dias, embora muitas vezes o tempo seja reduzido para evitar a descoberta pelos agentes penitenciários.
“O principal ingrediente é a casca de fruta — qualquer uma que fermenta: laranja, limão, maçã, manga, banana. O ideal são quinze dias, mas a gente tirava com uma semana, para correr menos risco”, contou Maurício Monteiro, 56 anos, sobrevivente do Massacre do Carandiru, em entrevista ao Terra.
A escolha das frutas e a criatividade no preparo definem o sabor final da bebida. “A folha de eucalipto dá um gosto de Cointreau. Maçã também dá um sabor diferenciado. Difícil é conseguir o fermento, tem que contrabandear. Tudo que é proibido tem mais valor na cadeia”, relembrou Edilberto Soares, 62 anos, ex-detento que passou vinte anos em presídios do Rio de Janeiro, como Bangu II.
A série Tremembé, inspirada em casos reais e baseada em livros do jornalista Ulisses Campbell, dramatiza histórias de crimes que chocaram o Brasil como os casos de Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga, Roger Abdelmassih e mais.
Últimas notícias
Gigantão recebe cerca de duas mil crianças para atividades culturais e educativas
Nivaldo Albuquerque reforça compromisso com investimentos na saúde pública
Estação que atende Palmeira dos Índios passa por manutenção na sexta (18)
Carlinhos Maia fica impressionado com talento de Mimin do Gado no Rancho
Em Maceió, Gabi Gonçalves apresenta ações do mandato e propostas para reeleição
Ceci acompanha romeiros de Atalaia em peregrinação a Juazeiro do Norte
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
