Futebol

Técnico do Barcelona critica plano de retomada do futebol na Espanha

Quique Setién disse que o planejamento da La liga para o retorno do futebol é "inoperante"

Por Terra 16/04/2020 14h02
Técnico do Barcelona critica plano de retomada do futebol na Espanha
Online betting company 1XBET, new Global Partner of FC Barcelona - Foto: Divulgação

O técnico do Barcelona, Quique Setién, está pessimista sobre a conclusão da temporada espanhola e classificou o plano da La Liga para retomada do futebol como inoperante devido à ameaça contínua da crise instaurada pelo novo coronavírus.

O Campeonato Espanhol está paralisado desde 10 de março, porém o presidente da La Liga, Javier Tebas, disse na semana passada que a competição poderia recomeçar em 29 de maio, 7 de junho ou 28 de junho, acrescentando que os jogos provavelmente ocorrerão sem torcida.

Tebas afirmou que os clubes espanhóis perderão um total de 1 bilhão de euros em receita de televisão, venda de ingressos e prêmios em dinheiro se as 11 rodadas restantes não puderem ser disputadas.

Mas Setién, cujo time detinha uma vantagem de dois pontos sobre o Real Madrid no topo da classificação quando a temporada foi adiada indefinidamente, não acha que seja tão simples.

"Todo mundo quer estar pronto para quando a temporada começar novamente, mas isso não pode acontecer até que as autoridades de saúde garantam que não haverá problemas", disse Setién à rádio catalã RAC1 nesta quinta-feira.

"Eu li o protocolo e a realidade é que não sei se ele pode ser executado conforme está escrito, acho impraticável, acho muito difícil logisticamente".

A La Liga se recusou a comentar as declarações de Setién ou dar detalhes do protocolo, embora uma fonte próxima ao assunto tenha dito que as partes interessadas estavam discutindo um plano de voltar a jogar partidas junto com a associação de ligas europeias.

"O objetivo da La Liga é criar um protocolo do mais alto padrão possível que permita o retorno ao treinamento e nos leve a um caminho bom e saudável para a luz no fim desse túnel escuro", acrescentou a fonte.

O meio-campista do Barça Sergio Busquets disse que foi informado que as equipes podem permanecer em campos isolados até que a temporada termine.

"Podemos começar a treinar pouco a pouco, mas será difícil quando todos se unirem e a competição recomeçar e as equipes começarem a viajar", disse ele às emissoras de rádio Onda Cero e Cadena Cope.

"Ouvi dizer que a La Liga quer que as equipes se concentrem por alguns meses, acho que é demais e não pode ser feito. Haverá muitos problemas".

Mais de 19.000 pessoas morreram devido ao coronavírus na Espanha, embora nesta semana o governo tenha afrouxado os termos de um isolamento rígido para permitir que algumas empresas voltem ao trabalho.