Clubes de Argentina, Chile e Uruguai pedem mais tempo para definir locais de jogos na Libertadores
Impasse sobre os protocolos sanitários para retomada do torneio persiste na América do Sul; países não querem abrir mão dos 14 dias de isolamento dos times estrangeiros
Continua o impasse sobre os protocolos sanitários para a retomada da Libertadores a partir do dia 15 de setembro. O prazo final para definição dos locais dos jogos terminou nesta quinta-feira, dia 20, mas como as federações de Argentina, Chile e Uruguai pediram à Conmebol prorrogação do tempo, a entidade abriu uma brecha no regulamento e deu até a próxima terça-feira, dia 25 de agosto, para que os dirigentes desses países se pronunciassem. O impasse está no prazo de 14 dias de isolamento por causa da pandemia dos times visitantes.
Clubes que não puderem garantir a entrada e saída imediata no seu país de times visitantes por qualquer motivo (logística, necessidade de cumprimento de quarentena obrigatória, proibição de realização de eventos, entre outros) deveriam solicitar à Conmebol até quinta-feira a alteração de estádio, cidade ou até país para disputarem seus jogos como mandante na Libertadores. Por enquanto, as partidas do torneio foram autorizadas somente por Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela.
A Federação Chilena aprovou a realização das partidas. mas, como ainda dependem das autorizações das autoridades sanitárias locais, os clubes chilenos não confirmaram à Conmebol os estádios que usarão na competição.
Já os governos de Argentina e Uruguai ainda discutem com suas federações a permissão para entrada de delegações estrangeiras sem necessidade de cumprir quarentena de 14 dias. "Libertar as fronteiras a pedido da Conmebol não é tarefa fácil", disse Gerardo Lorente, gerente da Secretaria Nacional de Esportes do Uruguai em entrevista à imprensa local. "O Uruguai hoje tem um estado de saúde muito bom e a inserção de uma pessoa ou delegação que possa ter o vírus geraria um sério problema para a administração da pandemia", defende.
O protocolo da Conmebol prevê a permanência das equipes nos países da América do Sul por 72 horas para cada jogo a ser disputado. Neste período, os times deverão fornecer uma lista com o nome das pessoas com autorização para comparecer aos treinamentos e jogos. Quando retornarem aos seus respectivos países, os atletas também estariam dispensados da necessidade de quarentena.
Para ajudar na logística, a Conmebol vai dar assistência financeira para voos fretados a todos os clubes. Assim, a ajuda aos times chegará a US$ 93,1 milhões (cerca de R$ 500 milhões).
Os clubes brasileiros devem voltar a jogar na Libertadores a partir de 15 de setembro. O Athletico-PR enfrenta o Jorge Wilstermann em Cochabamba, na Bolívia, e o Santos encara na Vila Belmiro o Olimpia, do Paraguai. Em 16 de setembro o Palmeiras enfrenta o Bolívar em La Paz e depois, no dia 17, o São Paulo recebe o River Plate no Morumbi. O Flamengo joga também no dia 17, contra o Independiente Del Valle, no Equador.
Últimas notícias
Homem é preso após agredir policiais e resistir à abordagem em Marechal Deodoro
Passageiros contêm homem acusado mostrar as partes íntimas em ônibus de Maceió
[Vídeo] Tadeu Schmidt faz homenagem a Oscar Schmidt, se emociona e dedica programa ao irmão
Filha embriagada agride mãe com deficiência física e acaba presa em Arapiraca
TRF5 mantém acordo da Braskem e encerra debate sobre revisão nos Flexais em Maceió
Mulher é presa por embriaguez ao volante após bater em carro estacionado na Jatiúca
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
