Ministra japonesa dos Jogos Olímpicos favorita para presidir Tóquio-2020
Ela deve assumir após declarações misóginas do antigo presidente
A ministra japonesa para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Seiko Hashimoto, parece a grande favorita para substituir o presidente do Comitê de Organização de Tóquio-2020, Yoshiro Mori, que renunciou na semana passada após declarações sexistas, informa a imprensa nipônica.
O comitê responsável por buscar um substituto para Yoshiro Mori (83 anos) se reuniu pela segunda vez nesta quarta-feira e teria chegado a um acordo sobre o nome Hashimoto (56 anos), ex-atleta e medalhista olímpica, segundo o canal de televisão público NHK.
Agora o comitê deve solicitar a Hashimoto que aceite o cargo. De acordo com a imprensa, ela estaria relutante a assumir a presidência do Comitê de Organização de Tóquio-2020 a apenas cinco meses da abertura dos Jogos, que foram adiados por um ano em 2020 pela pandemia de covid-19.
A nomeação ainda não foi confirmada pelo comitê e parte da imprensa afirma que a disputa permanece aberta. Outros nomes citados são Yasuhiro Yamashita (presidente do Comitê Olímpico Japonês) e Mikako Kotani (diretora esportiva de Tóquio-2020).
Yoshiro Mori foi obrigado a renunciar depois que seus comentários sexistas provocaram indignação no Japão e no exterior.
Mori, ex-primeiro-ministro japonês (2000-2001), conhecido por suas gafes, declarou que as mulheres falam muito durante as reuniões de conselhos administrativos, o que para ele era "irritante".
Ele pediu desculpas de maneira protocolar, mas descartou a ideia de renunciar em um primeiro momento, o que provocou uma avalanche de críticas no Japão e no exterior. Na sexta-feira passada, ele deixou o cargo.
Últimas notícias
Caminhão com bomba falsa: o que se sabe e o que falta saber sobre ocorrência no Rodoanel
Obras para retorno da passagem do VLT nos bairros do Mutange e Bebedouro são iniciadas
Prefeita de São Luís do Quitunde anuncia pavimentação do assentamento Amor
Justiça condena banco a pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais à cliente
Polícia registra casos de violência contra mulher em Maceió e Rio Largo
Ex-presidente do INSS preso hoje pela PF se recusou a responder Gaspar durante CPMI
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
