Ministra japonesa dos Jogos Olímpicos favorita para presidir Tóquio-2020
Ela deve assumir após declarações misóginas do antigo presidente

A ministra japonesa para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Seiko Hashimoto, parece a grande favorita para substituir o presidente do Comitê de Organização de Tóquio-2020, Yoshiro Mori, que renunciou na semana passada após declarações sexistas, informa a imprensa nipônica.
O comitê responsável por buscar um substituto para Yoshiro Mori (83 anos) se reuniu pela segunda vez nesta quarta-feira e teria chegado a um acordo sobre o nome Hashimoto (56 anos), ex-atleta e medalhista olímpica, segundo o canal de televisão público NHK.
Agora o comitê deve solicitar a Hashimoto que aceite o cargo. De acordo com a imprensa, ela estaria relutante a assumir a presidência do Comitê de Organização de Tóquio-2020 a apenas cinco meses da abertura dos Jogos, que foram adiados por um ano em 2020 pela pandemia de covid-19.
A nomeação ainda não foi confirmada pelo comitê e parte da imprensa afirma que a disputa permanece aberta. Outros nomes citados são Yasuhiro Yamashita (presidente do Comitê Olímpico Japonês) e Mikako Kotani (diretora esportiva de Tóquio-2020).
Yoshiro Mori foi obrigado a renunciar depois que seus comentários sexistas provocaram indignação no Japão e no exterior.
Mori, ex-primeiro-ministro japonês (2000-2001), conhecido por suas gafes, declarou que as mulheres falam muito durante as reuniões de conselhos administrativos, o que para ele era "irritante".
Ele pediu desculpas de maneira protocolar, mas descartou a ideia de renunciar em um primeiro momento, o que provocou uma avalanche de críticas no Japão e no exterior. Na sexta-feira passada, ele deixou o cargo.
Últimas notícias

Alagoas quer cooperação internacional para proteção da infância na internet

Incêndio em quarto de pousada mobiliza bombeiros em Japaratinga

Segurança Pública lança site do 190 para atendimento de emergências em Alagoas

IBGE vai abrir concurso com 9.580 vagas para pesquisas estatísticas; veja distribuição

Batalhão de Trânsito da PM recupera quatro veículos em menos de 8h

Governo de Alagoas anuncia 49 novos voos semanais para alta temporada 25/26
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
