COI vai comprar vacinas da China para os Jogos de Tóquio
Segundo entidade, chineses ofertaram vacinas
O Comitê Olímpico Internacional (COI) vai comprar da China vacinas para facilitar a organização dos Jogos de Tóquio este ano, assim como para os Jogos de Inverno de Pequim-2022, anunciou nesta quinta-feira o presidente da entidade, Thomas Bach.
As autoridades chinesas ofereceram ao COI "disponibilizar doses adicionais das vacinas", em quantidade não revelada, "para os participantes" nas duas edições dos Jogos, explicou Bach.
O COI, que não deseja determinar a obrigatoriedade da vacina para os Jogos, por levar em consideração a disponibilidade muito desigual das doses, vai "pagar" por estas injeções, que envolvem não apenas as equipes olímpicas, mas também as paralímpicas", segundo Bach.
Nenhum calendário foi divulgado, nem detalhes sobre a atribuição das vacinas, o que poderá ser feito por meio de parceiros internacionais ou de maneira direta".
No segundo dia da 137ª sessão dos Jogos, Thomas Bach se mostrou novamente otimista sobre a organização dos Jogos de Tóquio, adiados por um ano e programados para acontecer de 23 de julho a 8 de agosto, apesar da crise de saúde.
De acordo com o presidente do COI, "um número significativo de equipes olímpicas já foram vacinadas, de acordo com suas diretrizes nacionais", quando a eventual prioridade dada à imunização de atletas saudáveis continua sendo uma questão delicada no mundo olímpico.
A entidade também se comprometeu para que, "por cada dose adicional atribuída às delegações olímpicas, a comprar outras duas destinadas à população do mesmo país", segundo Thomas Bach.
Ao mesmo tempo, "outro número significativo" de delegações "recebeu um compromisso de seus governos", o que permite antever uma cobertura de vacinação importante entre os 11.000 atletas esperados este ano no Japão.
Thomas Bach insiste há vários meses no número de competições internacionais que foram organizadas desde o ano passado e que não provocaram uma onda de contaminações, antes inclusive que as vacinas apresentassem uma proteção adicional.
Uma ampla maioria da população japonesa continua sendo, no entanto, hostil a receber os Jogos Olímpicos este ano, quando a propagação de variantes mais contagiosas da covid-19 impede no momento qualquer flexibilização das precauções.
Veja também
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
