Justiça da Suíça pede prisão do presidente do PSG e ex-secretário geral da Fifa
Os dois são acusados de corrupção na venda de direitos de tv
Nesta terça-feira, a Justiça da Suíça pediu 28 meses de prisão para o presidente do Paris Saint-Germain e da empresa beIN Media, Nassar Al-Khelaifi, e também 35 meses de prisão para Jerôme Valcke, ex-secretário geral da Fifa. Isto devido aos dois serem suspeitos de um ‘acordo corrupto’ para que a beIN Media ganhasse os direitos de transmissão das Copas do Mundo de 2026 e 2030.
Desde 2015, a Justiça da Suíça investiga uma série de escândalos no futebol mundial. No primeiro julgamento do caso envolvendo os dirigentes, o Tribunal Penal Federal da Suíça alegou que Jerôme Valcke apoiou a atribuição dos direitos de transmissões à beIN Media em troca de uma mansão na Itália, no fim de 2013. Valcke, por sua vez, admitiu que pediu ajuda à Nassar Al-Khelaifi para financiar a casa.
Em abril de 2014, poucos meses depois, a Fifa entrou em acordo com Nassar Al-Khelaifi e assinou um contrato com a beIN Media pelos direitos de transmissão das Copas de 2026 e 2030 para a parte norte da África e Oriente Médio.
No processo, os magistrados registraram o episódio como ‘propina’, mas a nível penal o Tribunal da Suíça, os dirigentes não podiam ser condenados por corrupção privada, já que a entidade máxima do futebol retirou a queixa em janeiro de 2020, após um acordo com o presidente do PSG. Al-Khelaifi e Valcke afirmam que o acordo ‘foi o mais vantajoso’ para a Fifa, devido a valorização de 60% das receitas em relação às Copas de 2018 e 2022.
Diferente do primeiro julgamento, em que os dirigentes foram absolvidos, a promotora federal Cristina Castellote solicitou o cumprimento das prisões dos envolvidos. Agora, a Justiça da Suíça faz a acusação de ‘gestão desleal’, que precisa provar que o acordo entre Al-Khelaifi e Valcke prejudicou a Fifa.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
