Esportes Brasil

Nadadora mais jovem do Brasil em Olimpíadas é pega no doping

Gabrielle Roncatto é atleta olímpica de 23 anos e defende o Flamengo

Por Yahoo Esportes 23/03/2022 10h10
Nadadora mais jovem do Brasil em Olimpíadas é pega no doping
Teste surpresa fora do período de competição identificou diuréticos proibidos no corpo da nadadora de 23 anos - Foto: Alexandre Loureiro/Getty Images

Foi atualizada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), na última semana, a lista de atletas brasileiros suspensos de forma provisória por violação de regra antidoping e o nome de uma nadadora chamou a atenção. Gabrielle Roncatto, atleta olímpica de 23 anos e defende o Flamengo, teve detectado em seus exames diuréticos proibidos.

O exame, que foi realizado de forma surpresa e fora do período de competição, identificou os diuréticos furosemida, hidrocloriatizida e metabólito de clorotiazida no corpo de Gabrielle, que aguarda audiência no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD). Sem efeitos que melhorem a performance dos atletas, os diuréticos são proibidos pela Agência Mundial Antidoping (Wada) por conseguirem esconder outras substâncias dopantes que, aí sim, podem incrementar melhorias físicas aos profissionais.

O teste que Gabrielle participou, no dia 14 de janeiro deste ano, teve resultado anunciado para a Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA), para o clube que ela defende, o Flamengo, e para ela mesma no começo do mês de fevereiro e, desde então, Gabrielle deixou de treinar e começou a formular sua defesa.

Nadadora mais jovem a defender o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, realizados em 2016, Gabrielle competiu no revezamento 4x200m livre naquela edição e nos Jogos de Tóquio também, no ano passado. ela também é medalhista em Jogos Pan-Americanos, com uma prata em Toronto, no ano de 2015, e um bronze em Lima, no ano de 2019, também no revezamento 4x200m livre.

A CBDA publicou nota oficial sobre o exame antidoping de Gabrielle Roncatto, confira na íntegra:

"A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos recebeu, no início de fevereiro, uma notificação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem referente a um teste positivo de um (a) atleta de Natação realizado em janeiro deste ano.

Desde então, conforme determinação ABCD, o (a) atleta está suspenso (a) até que o julgamento seja realizado. O caso corre em sigilo".