Nadadora mais jovem do Brasil em Olimpíadas é pega no doping
Gabrielle Roncatto é atleta olímpica de 23 anos e defende o Flamengo
Foi atualizada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), na última semana, a lista de atletas brasileiros suspensos de forma provisória por violação de regra antidoping e o nome de uma nadadora chamou a atenção. Gabrielle Roncatto, atleta olímpica de 23 anos e defende o Flamengo, teve detectado em seus exames diuréticos proibidos.
O exame, que foi realizado de forma surpresa e fora do período de competição, identificou os diuréticos furosemida, hidrocloriatizida e metabólito de clorotiazida no corpo de Gabrielle, que aguarda audiência no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD). Sem efeitos que melhorem a performance dos atletas, os diuréticos são proibidos pela Agência Mundial Antidoping (Wada) por conseguirem esconder outras substâncias dopantes que, aí sim, podem incrementar melhorias físicas aos profissionais.
O teste que Gabrielle participou, no dia 14 de janeiro deste ano, teve resultado anunciado para a Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA), para o clube que ela defende, o Flamengo, e para ela mesma no começo do mês de fevereiro e, desde então, Gabrielle deixou de treinar e começou a formular sua defesa.
Nadadora mais jovem a defender o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, realizados em 2016, Gabrielle competiu no revezamento 4x200m livre naquela edição e nos Jogos de Tóquio também, no ano passado. ela também é medalhista em Jogos Pan-Americanos, com uma prata em Toronto, no ano de 2015, e um bronze em Lima, no ano de 2019, também no revezamento 4x200m livre.
A CBDA publicou nota oficial sobre o exame antidoping de Gabrielle Roncatto, confira na íntegra:
"A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos recebeu, no início de fevereiro, uma notificação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem referente a um teste positivo de um (a) atleta de Natação realizado em janeiro deste ano.
Desde então, conforme determinação ABCD, o (a) atleta está suspenso (a) até que o julgamento seja realizado. O caso corre em sigilo".
Veja também
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
