Fluminense tem roteiro similar a campeões do Brasileirão na história recente para buscar o título
Tricolor das Laranjeiras sonha com o caneco que não vem há 10 anos

O Fluminense segue embalado nas competições nacionais. Após a vitória sobre o Red Bull Bragantino por 2 a 1, o clube encerrou o primeiro turno do Brasileirão na terceira colocação. A cada rodada, o título começa a ser um sonho cada vez mais próximo de acontecer. Mas o que o Tricolor precisa fazer no segundo turno para conquistar a competição de pontos corridos? A história indica o caminho.
Até agora, o Fluminense acumula 10 vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Afastado por apenas um ponto do Corinthians, segundo colocado, a equipe teve um desempenho parecido com o do Flamengo em 2020, quando o rival conquistou o Brasileirão. Além do Rubro-Negro, o Palmeiras também deu a volta por cima em 2018 para alcançar o topo da tabela.
Nem sempre o campeão brasileiro encerrou a primeira metade na liderança. Contudo, o segundo turno da última temporada só confirmou a brilhante campanha do Galo. Na 19ª rodada, o Atlético-MG já ocupava a primeira colocação, com 42 pontos. Até aquele momento, foram 13 vitórias, três empates e três derrotas. Ao final do Brasileirão, o clube acumulou 84 pontos.
Em 2020, o São Paulo encerrou o primeiro turno como líder, mas não levantou a taça. O Flamengo levou o Brasileirão, mas terminou a 19ª rodada na terceira colocação, com 35 pontos. O Rubro-Negro havia conseguido 10 vitórias, cinco empates e quatro derrotas até então, e chegou aos 71 pontos no final do campeonato.
A edição de 2019 foi menos surpreendente. O Flamengo encerrou o primeiro turno como líder, com 42 pontos. A equipe obteve 13 vitórias, três empates e três derrotas até a 19ª rodada e alcançou 90 pontos quando confirmou o título.
Já o Brasileirão de 2018 foi surpreendente. O Palmeiras se encaminhou para o segundo turno na sexta colocação, com apenas 33 pontos. Depois de 19 rodadas, o clube tinha apenas nove vitórias, além de seis empates e quatro derrotas. O time, porém, engrenou na segunda etapa e não perdeu mais, chegando aos 80 pontos.
O ano de 2017, por outro lado, foi previsível. O Corinthians terminou o segundo turno como líder, com 47 pontos obtidos em 14 vitórias, cinco empates e nenhuma derrota. Na 38ª rodada, alcançou 72 pontos.
O último título brasileiro do Fluminense, em 2012, não estava estabelecido desde o começo. No fim do primeiro turno, o Tricolor ocupava a segunda colocação, com 42 pontos. Até aquele momento, a equipe havia somado 12 vitórias, seis empates e uma derrota, e o Galo ocupava a liderança. Ao final da competição, o clube acumulou 77 pontos.
Na métrica dos últimos campeões, o desempenho necessário para conquistar o Brasileiro gira em torno da média de 79 pontos. Isto significa que o Flu precisaria conquistar 45 dos 57 pontos possíveis.
Se comparado ao Flamengo e Palmeiras, que deslancharam no segundo turno e levantaram a taça, o Tricolor precisa de pelo menos 36 pontos na próxima etapa. Embora o aproveitamento pareça difícil, o impossível não faz parte do dicionário de Diniz e do elenco tricolor.
Veja também
Últimas notícias

Alagoas registra aumento de 90% nas chegadas internacionais durante o mês de março

VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente acontece nesta terça (29) em Arapiraca

Saiba o que Siderlane Mendonça fazia em Brasília enquanto seu gabinete era revirado pela PF

Gilmar suspende julgamento com 4x0 contra Collor, que permanecerá preso

Onça que matou caseiro chega acordada para exames e tenta avançar em homem

Gilmar Mendes pede destaque, e julgamento sobre prisão de Collor vai ao plenário do STF
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
